Alterações urinárias em presidiários da penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, Muriaé (MG)
Abstract
O exame de urina de rotina ou urinálise compõe-se habitualmente de três etapas: exame físico, exame químico e microscopia do sedimento. A análise dos constituintes bioquímicos da urina é realizada através de tiras reativas, com intenção de tornar a determinação de elementos da urina mais
rápida, simples e econômica. Realizou-se um estudo com 89 detentos de uma penitenciária na Zona da Mata mineira através do EAS. Os resultados mostraram que, dentre os 89 presos, 8% apresentaram flora bacteriana aumentada (71% mulheres e 29%
homens). Destes, 60% das mulheres apresentaram nitrito positivo, sendo o índice de 50% entre os homens. Dos participantes que apresentaram urina em pH 5 e algum tipo de cristal, 100% das mulheres apresentaram cristais de oxalato de cálcio, enquanto a mesma percentagem de homens apresentou cristais de urato amorfo. Em relação ao pH 6, 33% das mulheres apresentaram somente cristais de urato amorfo, enquanto 50% dos homens também apresentaram este cristal.
Palavras-chave:urinálise, urina, unidade prisional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).