Homens e mulheres, prisioneiros e prisioneiras: um estudo panorâmico sobre a diferença existente entre o gênero no cárcere e suas repercussões
Abstract
O objetivo deste estudo é realizar uma análise fenomenológica da reverberação do encarceramento ao gênero na penitenciária de Muriaé e suas perspectivas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o método hipotético-dedutivo e a observação participante. Realizaram-se entrevistas com 46 presos e verificou-se que as relações sociais são assaz comprometidas quando se está encarcerado, ainda mais às mulheres. A despeito de a administração alavancar com projetos tentando conter as diferenças, falta adequação das estruturas
às exigências penais, destarte elas são prejudicadas, pois não recebem o mesmo tratamento dispensado aos homens.
Palavras-chave: desigualdade, gênero, presos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).