Acompanhamento farmacoterapêutico em município de médio porte na Zona da Mata mineira
Abstract
O acompanhamento farmacoterapêutico visa o uso racional dos medicamentos, bem como a detecção e resolução de possíveis PRM’s. Realizouse um estudo com 100 pacientes da Zona da Mata mineira através da aplicação do Método Dáder de AFT para avaliação do perfil farmacoterapêutico e dos medicamentos utilizados por estes. Os resultados mostraram que, dentre os 100 pacientes, 54% apresentaram HAS e, destes, 29% fazem uso de
Hidroclorotiazida. Quanto aos PRM’s, observouse a ocorrência em 48% deles, com predominância de PRM‘s de efetividade que totalizaram 40%. Desta forma, a atuação do farmacêutico é de fundamental importância para o uso racional de Medicamentos.
Palavras-chave: acompanhamento farmacoterapêutico, atenção farmacêutica, hipertensão arterial, uso racional de medicamentos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Weuler da Silva ALVES, Wanda Nathielle BOALENTO, Simone Ferreira Moreira FÉRES, Milton Rafael Olimpio dos SANTOS, Poliana Cristina Ferreira MENDONÇA, Marcelo Silva SILVÉRIO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).