Mídia, política e espaço público
Abstract
O artigo traz uma discussão sobre mídia e espaço público tomando como referência os trabalhos do filósofo Jürgen Habermas, desde a sua visão crítica dos anos 60 até os livros mais recentes que apontam uma nova concepção sobre a vida
pública. Os meios de comunicação de massa eram
apontados como responsáveis por destruir as fronteiras entre o público, o privado e o íntimo, mas hoje, para os autores, a mídia pode ser pensada como uma instância que amplia a vida pública. Tornando-se, dessa forma, um espaço de disputas
argumentativas.
Palavras-chave: espaço público, mídia, esfera privada, sociedade intimista, disputas discursivas.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).