Índice de lesões e afecções músculoesqueléticas relacionadas aos profissionais da área de fisioterapia da cidade de Muriaé, MG
Abstract
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) nos fisioterapeutas da cidade de Muriaé, MG, relacionando-os a fatores como idade, sexo, carga horária de trabalho, área e tempo de atuação. A amostra contou com 40 fisioterapeutas, os quais responderam a um breve questionário. Para a análise estatística dos resultados utilizou-se o programa excel. Os resultados mostraram que 98,8% da amostra referiram-se a algum tipo de DORT, sendo as áreas corporais mais acometidas: cervical 39,3% , lombar 20,7%, cervical e ombro 16,4%, lombar e joelho 10,1%, punho e mão 6,7%, cotovelo 3,2%, tornozelo e pé 2,4%, não queixam distúrbio nenhum 1,2%. As mulheres mostraram-se mais suscetíveis a estes distúrbios em relação aos homens. Os resultados obtidos neste estudo possibilitaram-nos concluir que os fisioterapeutas que desempenham atividades profissionais intensas apresentam elevados percentuais de acometimento por DORT, necessitando o desenvolvimento de medidas ergonômicas preventivas.
Palavras-chave: DORT, fisioterapeutas, algias músculo-esqueléticas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).