Levantamento das principais helmintoses presentes nos distritos da zona rural do município de Muriaé, MG
Abstract
Este estudo verificou, de maio de 2005 a março de 2007, a prevalência das helmintoses intestinais nas populações dos distritos da zona rural do município de Muriaé. Foram examinadas 4.287 pessoas, através do método Kato-Katz e Hoffman, sendo examinada uma lâmina por amostra. Entre os
exames realizados, 4.083 (95,3%) apresentaram resultados negativos; 204 (4,7%), resultados positivos. Dos positivos, 192 (94,2%) estavam monoparasitados; 9 (4,4%), biparasitados; e 3
(1,4%), triparasitados, mostrando a seguinte prevalência das helmintoses: ancilostomídeos: 42%; Ascaris lumbricoides: 30%; Trichuris trichiura: 15%; Schistosoma mansoni: 6%; Taenia sp: 4%; e Enterobius vermicularis: 3%. As maiores prevalências por microrregiões foram 15,5% para ancilostomídeos no distrito de Boa Família e, também, 15,5% no distrito de Belisário; 10% e 8% para Ascaris lumbricoides nos distritos de Pirapanema e Itamuri, respectivamente.
Palavras-chave:helmintos intestinais, prevalência, educação sanitária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).