Déficit funcional pós-radioterapia
Abstract
A radioterapia é tratamento eficaz no combate ao câncer, porém, pode levar a efeitos colaterais que devem ser cuidadosamente avaliados e tratados. Nosso trabalho avaliou – através de dados colhidos em prontuários, aplicação de questionário, e das escalas analógica da dor, MIF, Karnofsky
– 180 pacientes submetidos à radioterapia, com a finalidade de saber quais deles deveriam ser encaminhados para serviço de reabilitação. Dos 180 pacientes avaliados, 56 (31%) apresentaram pontuação menor ou igual a 70 na Escala Karnofsky, 126 (70%) apresentaram alguma queixa de dor pela escala analógica, 103 (57,2%) apresentaram algum sinal,
sintoma e/ou seqüela durante ou após a radioterapia pertinente à fisioterapia, entretanto, apenas 25 (13,8%) foram encaminhados para o setor de fisioterapia.
Palavras-chave: qualidade de vida, funcionalidade, radioterapia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).