O uso da linguagem na constituição da identidade: o exemplo do “político mineiro”
Abstract
O objetivo do presente artigo é demonstrar o emprego discursivo da mineiridade enquanto materialização de uma ideologia que, veiculada em enunciados políticos, implica no sentimento de pertença a uma determinada identidade – criando, assim, laços de identificação com o enunciador das mensagens em questão. Para tanto, a partir de recursos teóricos oriundos da Análise do Discurso Francesa, analisamos dois pronunciamentos do político Aécio Neves, nos quais evocaram-se, em determinados momentos, elementos característicos do também conhecido como mineirismo: “tradição”, “conciliação” e “missão de Minas”. Estas contribuem para configurar um estereótipo do “político mineiro” politicamente mais conveniente às elites das Geraes.
Palavras-chave: discurso, ideologia, mineiridade, política.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).