Relações sociais e práticas mágicas na capitania do ouro: o caso do negro angola Pai Caetano (Vila Rica – 1791)
Abstract
O presente artigo objetiva tentar contribuir para ampliar nosso conhecimento acerca das práticas vistas como magismo e feitiçaria nas Minas Gerais setecentista. Para tanto, iremos focar nossa análise em uma devassa civil realizada contra o negro angola Caetano da Costa, ou Pai Caetano, como era respeitosamente definido por algumas das testemunhas. Esse documento nos possibilitou refazer as ações mais lembradas desse célebre “feiticeiro”, marcadas por forte hibridismo cultural,fruto da realidade e das demandas no novo espaço vivido: uma área urbana e mineradora na América portuguesa.
Interessa-nos também abordar as diferentes visões e sentimentos que pairavam sobre essas pessoas e suas ações, cotejando o caso de Pai Caetano com o de outros africanos e afro-descendentes enredados em devassas eclesiásticas no mesmo período.
Palavras-chave: calundus, práticas de cura, devassas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).