Principais aspectos cinesioterapêuticos propostos por Steenks e Wijer para tratamento das disfunções crânio-mandibulares – relato de caso
Abstract
RESUMO: O presente estudo visa a analisar, através de um estudo de caso, a abordagem cinesioterápica proposta por Steenks e Wijer para readaptação e reeducação funcionais nas DCM. Neste estudo descritivo participou uma mulher, 21 anos, com DCM diagnosticada pelo ortodontista há um ano. Utilizou-se como instrumento o programa cinesioterápico de Steenks e Wijer específico para disfunção miogênica. O programa de tratamento foi executado em três meses, com uma freqüência de
2 vezes semanais, de 50 a 60 minutos de duração. O programa cinesioterápico proposto mostrou-se de fácil aplicabilidade e reprodução e promoveu melhora do quadro patológico num curto espaço de tempo. Porém, são necessários novos modelos de investigação entre o protocolo descrito e também comparações entre outras abordagens protocolares para dar maior consistência aos achados encontrados.
Palavras-chave: ATM, disfunção crânio-mandibular, fisioterapia em traumato-ortopedia, exercícios terapêuticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).