Variação cambial e competitividade financeira do carvão vegetal e do coque na atividade siderúrgica
Abstract
RESUMO: Neste trabalho, realizou-se a análise financeira da utilização do carvão vegetal adquirido por uma empresa siderúrgica no mercado local e do coque importado usado na produção do ferro-gusa. Incorporou-se a este estudo uma análise de risco, com a finalidade de se determinar as condições de competitividade relativa dos termo-redutores, em função das alterações nas variáveis econômicas determinantes do custo da empresa, no período de 1995 a 1999. Essas análises foram realizadas por meio da técnica de simulação de Monte Carlo processadas pelo programa de computador @RISK. Concluiu-se que o comportamento da taxa de câmbio no período de análise foi a variável decisiva para a competitividade financeira do coque em relação ao carvão vegetal. Porém, de 1999 a 2005, houve uma acentuada desvalorização da moeda nacional, justificando a verificação dos resultados dessa análise. Considerando os preços do coque e do carvão vegetal para 2005 e o valor médio do câmbio entre fevereiro de 2004 e fevereiro de 2005, observouse a vantagem financeira do carvão vegetal pelo encarecimento das importações do coque, o que comprovou a influência da variação cambial na competitividade financeira dos termo-redutores.
Palavras-chave: carvão vegetal, coque, siderurgia, competitividade, custos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).