Variação cambial e competitividade financeira do carvão vegetal e do coque na atividade siderúrgica
Abstract
RESUMO: Neste trabalho, realizou-se a análise financeira da utilização do carvão vegetal adquirido por uma empresa siderúrgica no mercado local e do coque importado usado na produção do ferro-gusa. Incorporou-se a este estudo uma análise de risco, com a finalidade de se determinar as condições de competitividade relativa dos termo-redutores, em função das alterações nas variáveis econômicas determinantes do custo da empresa, no período de 1995 a 1999. Essas análises foram realizadas por meio da técnica de simulação de Monte Carlo processadas pelo programa de computador @RISK. Concluiu-se que o comportamento da taxa de câmbio no período de análise foi a variável decisiva para a competitividade financeira do coque em relação ao carvão vegetal. Porém, de 1999 a 2005, houve uma acentuada desvalorização da moeda nacional, justificando a verificação dos resultados dessa análise. Considerando os preços do coque e do carvão vegetal para 2005 e o valor médio do câmbio entre fevereiro de 2004 e fevereiro de 2005, observouse a vantagem financeira do carvão vegetal pelo encarecimento das importações do coque, o que comprovou a influência da variação cambial na competitividade financeira dos termo-redutores.
Palavras-chave: carvão vegetal, coque, siderurgia, competitividade, custos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Maria Cristina Silva de PAIVA, Marília Fernandes Maciel GOMES, Sebastião Renato VALVERDE, Carlos Antônio Moreira LEITE, Márcio Lopes da SILVA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).