Estudo farmacoepidemiológico sobre medicamentos antimicrobianos na cidade de Muriaé (MG): uma análise dos aspectos legais das prescrições
Abstract
RESUMO: O presente estudo analisou, em 693 prescrições, a presença dos requisitos obrigatórios previstos pela RDC n. 20/2011, a Lei 5.9991/1973, e os elencados pela OMS para uma boa prescrição. O estudo encontrou várias divergências entre o que é descrito pela legislação vigente e a prática prescritiva. Ressalta-se que a ausência de dados, assim como, a ilegibilidade, rasuras e abreviaturas podem levar a erros de medicação, comprometer a segurança e a eficácia do medicamento e, consequentemente, o tratamento o que, no caso dos antibióticos, favorece o surgimento de resistência dos microrganismos.
Palavras-chave: antimicrobianos, análise, prescrições.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).