Overcoming dormancy for germination of Neltuma affinis (Spreng.) C.E.Hughes & G.P.Lewis (Inhanduvá) and Neltuma nigra (Griseb.) C.E. Hughes & G.P. Lewis (Algarrobo).

Authors

Keywords:

Fabaceae, Espinilho park, Forest restoration, Unipampa

Abstract

The seed dormancy of Neltuma affinis (Spreng.) C.E. Hughes & G.P. Lewis (Inhanduvá) and Neltuma nigra (Griseb.) C.E. Hughes & G.P. Lewis (Algarrobo) negatively affects the natural regeneration of both species. This study aims to analyze dormancy-breaking and germination methods for Inhanduvá and Algarrobo seeds, contributing to future regeneration processes in the Espinilho State Park (PESP), located in Barra do Quaraí, RS, Brazil. The experiment was conducted during the first semester of 2023 at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana Campus, using homogenized seeds subjected to nine (9) pre-germinative treatments per species: immersion in concentrated H₂SO₄ for 5, 10, 15, and 20 minutes; incision opposite the micropyle; and immersion in distilled water for 5, 10, 15, and 20 minutes, in addition to the control treatment. Inhanduvá showed the highest germination rate, especially under treatment 5 (incision opposite the micropyle and immersion in distilled water for 5 minutes). All treatments were effective in breaking dormancy, showing statistically significant differences from the control. These findings highlight the need for dormancy-breaking strategies to support the regeneration of these species, promoting local biodiversity conservation and ecosystem sustainability.

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Author Biographies

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS. Especialista em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Bolsista CAPES. Integrante e Pesquisadora do Núcleo de Aprendizagens e Pesquisas em Inclusão (NAPI) e do Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa (G-Mega), todos pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Linhas de pesquisas: Ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, Educação e Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Desenvolvimento Profissional Docente, Etnobotânica, Plantas medicinais.

Miguel Guilherme Campodonico Lopez, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Estudante de graduação na Universidade Federal do Pampa, com atuação em projetos voltados à botânica e à conservação ambiental. Participou de iniciativas de divulgação científica sobre o Parque Estadual do Espinilho (PESP), incluindo a elaboração e apresentação de banners informativos em escolas de ensino fundamental e médio, bem como em eventos científicos.

Aline Mahmoud Rodrigues, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Ciências da Natureza Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Pós-graduada em Educação Ambiental. Atualmente atua como auxiliar de atendimento educacional especializado em uma escola municipal de educação infantil e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa e Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) da Unipampa.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Doutorando e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Professor efetivo de Química e Física pela 35 Coordenadoria Regional de Educação, atuando em São Borja-RS, no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia. Possui formação inicial no Curso Normal (2018), pelo Instituto Estadual Professor Cláudio Gama RJ, e licenciatura em Ciências da Natureza (UNIPAMPA, 2023), onde recebeu Láurea Acadêmica. Foi bolsista CAPES nos programas PIBID e Residência Pedagógica, com atuação na Educação do Campo em Uruguaiana-RS, e contemplado com bolsa Santander por desempenho acadêmico. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de formação docente, ensino de Ciências e Educação Ambiental. Desde 2021, integra o grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência.

Allan Alves Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduado em Matemática e Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária, ambos pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em análise e modelagem de dados experimentais e estatística aplicada na área de agrárias, engenharias e saúde. Atua como Professor Adjunto na UFU - Universidade Federal de Uberlândia.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

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Published

2025-12-08

How to Cite

Sganzerla, F. L., Lopez, M. G. C., Rodrigues, A. M., Cunha, F. I. J., Fernandes, A. A., & Dinardi, A. J. (2025). Overcoming dormancy for germination of Neltuma affinis (Spreng.) C.E.Hughes & G.P.Lewis (Inhanduvá) and Neltuma nigra (Griseb.) C.E. Hughes & G.P. Lewis (Algarrobo). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 20(2), 222–234. Retrieved from https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/1027