Mobilizando o Conhecimento Especializado por meio de Recursos Didáticos no Ensino de Microbiologia: Um Relato de Experiência.
Palavras-chave:
Microbiologia, Recursos Didáticos, Conhecimento Especializado, BTSK, Ensino de CiênciasResumo
Ensinar microbiologia no ensino médio continua sendo um desafio devido à natureza abstrata dos microrganismos e à escassez de infraestrutura laboratorial nas escolas públicas. Este estudo analisou quais domínios do Conhecimento Especializado do Professor de Biologia (BTSK, na sigla em inglês) foram mobilizados durante as práticas em sala de aula, por meio de relatos de experiência qualitativos de uma professora do ensino médio em Carangola, Minas Gerais, Brasil. Recursos didáticos de baixo custo — como modelos de argila de bactérias e células, meios de cultura caseiros, jogos interativos e atividades de microscopia — foram implementados com 101 estudantes do 2º e 3º anos. A análise de conteúdo dos relatos indicou que essas práticas integraram de forma eficaz os domínios do BTSK, especialmente a articulação entre conceitos biológicos, modelos e estratégias pedagógicas. As atividades despertaram curiosidade, promoveram o engajamento dos alunos e favoreceram uma aprendizagem significativa ao conectar os conceitos microbiológicos ao cotidiano. Apesar da limitação de basear-se em relatos de experiência, e não em observações diretas, os resultados demonstram que metodologias experimentais acessíveis são eficazes para mobilizar o conhecimento especializado e superar barreiras estruturais no ensino de microbiologia. Portanto, o uso de recursos didáticos alternativos representa uma estratégia valiosa para fortalecer o ensino de microbiologia, e pesquisas futuras devem explorar a implementação em tempo real em sala de aula e abordagens híbridas, a fim de ampliar o potencial do BTSK como ferramenta analítica.
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