O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no ensino superior em Ciências Contábeis e áreas afins: um levantamento sistemático da literatura
Palavras-chave:
metodologias ativas, ciências contábeis, design thinking, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemasResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento sistemático da literatura científica sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no ensino superior em ciências contábeis e áreas afins, mais precisamente o uso de três dessas metodologias ativas: design thinking, flipped classroom (ou sala de aula invertida) e problem based learning (ou aprendizagem baseada em problemas). A metodologia da pesquisa se baseou no protocolo Cochrane, através do uso do acrônimo PICO, para o levantamento da questão de revisão, assim como no desenvolvimento de protocolos de revisão sistemática das áreas de ciências sociais e de ciências da saúde (Petticrew; Roberts, 2006; CDR, 2009; Higgins; Green, 2011) aplicada na base de dados Scopus (Elsevier). Como resultados, o estudo evidencia que há um aumento no número de publicações com esse tema a partir de 2013, principalmente envolvendo a ferramenta flipped classroom, sendo as ferramentas design thinking e problem based learning muito pouco exploradas.
Palavras-chave: metodologias ativas; ciências contábeis; design thinking; sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas.
Abstract
This article aims to carry out a systematic survey of the scientific literature on the use of active teaching-learning methodologies in higher education in accounting sciences and related areas, more precisely the use of three of these active methodologies: design thinking, flipped classroom and problem solving. based learning. The research methodology was based on the Cochrane protocol, through the use of the acronym PICO, to raise the review question, as well as on the development of systematic review protocols in the areas of social sciences and health sciences (Petticrew; Roberts, 2006; CDR, 2009; Higgins; Green, 2011) applied to the Scopus (Elsevier) database. As a result, the study shows that there is an increase in the number of publications with this theme in recent years, especially from the year 2018, indicating an increase in the use of these tools.
Keywords: active methodologies; accounting; design thinking; flipped classroom; problem based learning.
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