Análise comparativa da aplicação de diferentes modelos estruturais para o dimensionamento de elementos em concreto armado

Autores

  • Lucas Andrade Nunes Nunes Universidade Federal de Viçosa
  • Beatryz Cardoso Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Kléos Magalhães Lenz César Júnior Universidade Federal de Viçosa
  • Lorena Andrade Nunes Pedrosa FAMINAS

Resumo

O dimensionamento de estruturas de concreto armado pode ser efetuado a partir de diferentes modelos estruturais. Cada modelo compreende características que influenciam no cálculo dos esforços que atuam na estrutura. Modelos estruturais mais complexos podem ser utilizados a partir de softwares de análise e dimensionamento, possibilitando a obtenção de resultados mais confiáveis. Por outro lado, existem modelos estruturais que incluem hipóteses simplificadoras para facilitar os cálculos e permitir a análise e dimensionamento manual. À visto disso, o presente artigo tem por objetivo comparar a aplicação de diferentes modelos estruturais para análise e dimensionamento das lajes, vigas e pilares de uma edificação em concreto armado. A análise e dimensionamento ocorreu de forma manual e através dos softwares Eberick e TQS. No dimensionamento manual, empregou-se o modelo de viga contínua, enquanto no dimensionamento assistido por computador, utilizou-se a grelha e o pórtico espacial. Para ilustrar a análise, comparou-se o consumo de aço obtido em cada um dos dimensionamentos e, a partir dos quantitativos, determinou-se os custos. Como resultado, verificou-se que o custo final com o aço para os elementos calculados no TQS foi cerca de 24,20% e 35,92% superior ao encontrado para os elementos dimensionados no Eberick e de forma manual, respectivamente. Ressalta-se que os resultados obtidos podem variar conforme as considerações feitas durante a análise, dimensionamento e detalhamento da estrutura. Por isso, os softwares devem ser vistos apenas como ferramentas para o engenheiro estrutural, cabendo a ele tomar as decisões adequadas para o dimensionamento de estruturas seguras e econômicas.

Palavras-chave: Instituições Públicas; Governança Pública; Colaboração.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

BENINCÁ, M. E. Comparação entre modelos de análise estrutural de edifícios em concreto armado: Estudo de caso. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CARVALHO, R. C. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: segundo a NBR 6118:2014. 4ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

CLÍMACO, J. C. T. S. Estruturas de concreto armado: fundamentos de projeto, dimensionamento e verificação. 2ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Finatec, 2008.

DEBELLA, L. B. C.; SANTOS, R. V. A analogia de grelha no cálculo de lajes maciças de concreto armado. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 8, 2016.

KIMURA, A. Informática aplicada em estruturas de concreto armado: Cálculo de edifícios com o uso de sistemas computacionais. São Paulo: PINI, 2007.

KIMURA, A. Informática aplicada a estruturas de concreto armado. 2ª ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

LONGO, L. F. Aviso 10 – Pilar com número de barras menor do que no lance acima. QiSuporte, 2021. Disponível em: <https://suporte.altoqi.com.br/hc/pt-br/articles/115002412574-Aviso-10-Pilar-com-n%C3%BAmero-de-barras-menor-do-que-no-lance-acima>. Acesso em: 25 de novembro de 2021.

MARTHA, L. F. Métodos básicos da análise de estruturas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2010.

PINHEIRO, L. M. Tabela de Lajes. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

Downloads

Publicado

02-08-2023 — Atualizado em 30-08-2023

Versões

Como Citar

Nunes, L. A. N., Cardoso Mendes, B., Magalhães Lenz César Júnior, K., & Andrade Nunes Pedrosa, L. (2023). Análise comparativa da aplicação de diferentes modelos estruturais para o dimensionamento de elementos em concreto armado. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 18(1), 1–9. Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/710 (Original work published 2º de agosto de 2023)