Prevalência da perda de olfato e paladar e alterações de hábitos alimentares em indivíduos acometidos pela COVID-19

Autores

  • Fernanda Lima Acadêmicos do Curso de Nutrição da Faculdade de Minas (FAMINAS). Campus Muriaé. Muriaé – MG, Brasil.

Resumo

1 Introdução

A infecção viral ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19) compreende um grande desafio de saúde pública, cuja evolução cursa com a presença de sintomas variados, sendo evidenciado, em alguns casos, manifestações de ageusia, que consiste na perda do paladar, e de anosmia, que representa a perda da função olfativa, os quais podem desencadear desinteresse e recusa alimentar, ocasionando consequente perda de peso, desnutrição e limitações nutricionais, colocando em risco a saúde do indivíduo [1,2]. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da Covid-19 sobre a perda de sentidos sensoriais e o reflexo de tal questão sobre os hábitos alimentares de indivíduos acometidos.

 

2 Métodos

Trata-se de um estudo transversal realizado no mês de agosto de 2021 após as concordâncias junto aos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido onlines. A pesquisa foi realizada com indivíduos adultos acometidos pela COVID-19. Utilizou-se um formulário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms®, o qual contemplava questões sobre alterações das funções sensoriais de olfato e paladar após o contágio pela COVID-19. Os dados foram analisados no programa Excel, versão 2016.

 

3 Desenvolvimento

Participaram da pesquisa 50 indivíduos que apresentaram diagnóstico positivo para a COVID-19. A demografia dos dados mostrou idade com variação entre 18 e 57 anos (média de 32,15 anos), com maior representação do sexo feminino (60,0%) e predomínio de participação de mineiros (96,0%). A prevalência da ocorrência de anosmia foi de 72,0% e de ageusia foi de 78,0%. A perda das funções sensoriais foi evidenciada prevalentemente em indivíduos do sexo feminino (60,0%), entretanto, 24,0% dos homens participantes também as relataram. Da mesma forma, foram mais frequentemente declaradas por mulheres (52,6%) em um estudo com indivíduos infectados na Itália, no qual, apenas 25,0% dos homens apresentaram os sintomas [3]. Dentre os entrevistados que relataram a ocorrência de ageusia, 32,0% alegaram sentir repulsa por determinados alimentos, com destaque para café e refrigerante tipo “cola”. Além disso, cerca de 42,0% relataram preferência por determinados sabores durante a infecção, sendo 20,0% para alimentos doces, 16,0% para alimentos salgados, 6,0% para alimentos azedos e 4,0% para alimentos amargos. Ressalta-se que um elevado nível de glicemia promove a síntese de citocinas pró-inflamatórias e estresse oxidativo, o que pode implicar em uma maior propensão para infecções e consequente piora da resposta imune à COVID-19 [4]. Foi evidenciado que, 80,0% dos participantes relataram redução de consumo alimentar no período da infecção pelo vírus Sars-CoV-2 e 50,0% apresentaram perda de peso, sendo 32,0% com perda acima de 3 kg. Por fim, observou-se que 72,0% dos indivíduos com perda/alteração de olfato e/ou paladar, não procuraram por ajuda médica ou nutricional e que 30,0% desses declararam a não recuperação total das funções sensoriais mesmo após a cura.

 

4 Considerações finais

Ageusia e anosmia se fizeram presentes de forma expressiva e, junto da infecção, possivelmente contribuíram para alterações nos hábitos alimentares dos indivíduos acometidos.

Referências

AHN, D.G. et al. Current status of epidemiology, diagnosis, therapeutics, and vaccines for novel coronavirus disease 2019 (COVID-19). Journal of Microbiology and Biotechnology, v. 30, n. 3, p. 313-324, 2020.

GIACOMELLI, A. et al. Self-reported olfactory and taste disorders in patients with severe acute respiratory coronavirus 2 infection: a cross-sectional study. Clinical Infectious Diseases, v. 71, n. 15, p. 889-890, 2020.

ADORNI, F. et al. Self-reported symptoms of SARS-CoV-2 infection in a nonhospitalized population in Italy: Cross-sectional study of the EPICOVID19 web-based survey. Public Health and Surveillance, v. 6, n. 3, p. e21866, 2020.

TAMAYO, M.T. et al. Infección por coronavirus en pacientes con diabetes. Archivos de Cardiología de México, v. 90, supl. 1, p. 67-76, 2020.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Lima, F. (2021). Prevalência da perda de olfato e paladar e alterações de hábitos alimentares em indivíduos acometidos pela COVID-19. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/666