Paresia facial no pós operatório de paratidectomia parcial com preservação do nervo facial: relato de caso

Autores

  • Barbara Regina Dias Batista Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Minas (FAMINAS). Campus Muriaé. Muriaé – MG, Brasil.

Resumo

1 Introdução

Dentre as neoplasias da glândula parótida, o adenoma pleomórfico é o tumor benigno mais comum, representando até 70% dos casos totais [1]. Essa neoplasia forma uma massa consistente, móvel, com pouca expansão à palpação e de crescimento lento [2]. O diagnóstico definitivo de adenoma pleomórfico é realizado pelo exame histopatológico a partir de uma parotidectomia com identificação e preservação do nervo facial [3]. A lesão do nervo facial é uma das complicações mais graves que podem ocorrer em cirurgia de glândula parótida [4]. Esse nervo emerge do forame estilomastóideo, passa pela glândula parótida e divide-se em dois ramos que formam o plexo que inerva 13 pares de músculos faciais que controlam a mímica facial [5]. Esse estudo teve como objetivo relatar o quadro clínico de um paciente oncológico que evoluiu com paresia facial após a realização de uma parotidectomia parcial.

 

2 Métodos

                  O estudo foi realizado no ambulatório de fisioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé, entre os meses de março e junho de 2021, onde acompanhou-se a evolução de um paciente com paresia facial à direita após ser submetido à uma parotidectomia parcial. O paciente em questão assinou o Termo de Conscentimento Livre e Esclarecido (TCLE), concordando participar do estudo. Para acompanhamento, foram feitos registros fotográficos do início do tratamento fisioterapêutico e após 30 dias.

 

3 Desenvolvimento

Ao início do tratamento, o paciente foi classificado em grau 3 na Escala de House Brackmann, tendo comprometimento de 8 músculos da face. Os principais objetivos da reabilitação foram a melhora dos movimentos musculares para retorno da mímica facial completa e qualidade no padrão de movimento. As condutas realizadas foram: bolsa térmica no início da sessão e em seguida, movimentos circulares, sobre cada grupo muscular, com a bola cravo; dessensibilização da região de masseter; mobilização cicatricial manual e com gancho de crochetagem e, principalmente, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (F.N.P) realizando os movimentos de mímica facial e colocação de bandagem elástica. Após 30 sessões, houve melhora dos movimentos musculares da face. Na literatura encontrou-se um estudo sobre a análise do prontuário de um paciente com paralisia facial periférica classificada em grau 5 que após 16 sessões com F.N.P., o paciente foi classificado em grau 1, com normalidade da função facial e houve melhora, analisada pelo feedback visual, da mímica facial.

4 Considerações finais

A fisioterapia participa ativamente do processo de recuperação da paralisia ou paresia facial e tem papel fundamental no pós operatório de parotidectomia superficial com preservação do nervo facial quando esta evolui com paresia facial.

Referências

TIAGO, R. S. L. et al. Adenoma pleomórfico de parótida: aspectos clínicos, diagnósticos e terapêutico. Rev. Bras. Otorrinolaringol., v. 69, n. 4, p. 485-9, 2003.

PORTO, D. E. et al. Adenoma Pleomórfico de Parótida – Relato de Caso. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac., v. 14, n. 2, 2014.

WITT, R. L. The significance of the margin in parotid surgery for pleomorphic adenoma. Laryngoscope, v. 112, p. 2141-54, 2002.

ZHANG, S. S. et. al. Conservation of salivary secretion and facial nerve function in partial superficial parotidectomy. Int J Oral Maxillofac Surg., v. 42, p. 868-73, 2013.

LOURENÇO, R. Nervo facial. Kenhub. Ago/2021. Disp em: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/nervo-facial. Acesso em: 16/06/21.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Batista, B. R. D. (2021). Paresia facial no pós operatório de paratidectomia parcial com preservação do nervo facial: relato de caso. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/664