Os impactos do trabalho "home office" para colaboradores em tempos de pandemia

Autores

  • Larissa Pereira da Silva Acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade de Minas (FAMINAS). Campus Belo Horizonte. Belo Horizonte – MG, Brasil.

Resumo

1 Introdução

A pandemia de COVID-19, no ano de 2020, gerou impactos nos mais diferentes âmbitos da sociedade. Diante desse cenário de mudanças e incertezas, as organizações de diversos setores têm procurado gerir seus funcionários na modalidade de trabalho home office. Diante desta situação, pretende-se por meio desse trabalho, apresentar os impactos do home office sobre a vida dos colaboradores.

 

2 Desenvolvimento

Vislumbrava-se que o home office pode trazer inúmeros benefícios para o colaborador tais como a flexibilidade de horários; melhoria da produtividade; menos exposição violência/stress em deslocamentos; redução de custos para a empresa e empregado (BARROS; SILVA, 2010). Em contrapartida, sempre foi latente o receio dos impactos psicológicos sobre os teletrabalhadores, motivados pela impessoalidade e baixo envolvimento no trabalho (SAKUDA, 2001). Logo, ressaltam Lemos, Oliveira e Montazo (2020) que a maioria dos trabalhadores que adotou o home office, estão mais desgastados e trabalhando mais atualmente do que quando trabalhavam presencialmente, já que o trabalho doméstico e os filhos se fundiram com a carga horária de trabalho. Embora a legislação do teletrabalho seja de 2017, tal fato ainda é novidade à maioria, o que pode trazer enormes dificuldades de adaptação, tanto para o empregado, para o empregador e para o Ministério do Trabalho para verificar ilegalidades, tendo em vista o desconhecimento legal verificado no homem médio. Os direitos do empregado, em tese, se mantêm intacto com o teletrabalho. No contrato de trabalho tal modalidade deverá ser expressa, especificando as funções a serem exercidas pelo empregado.

 

3 Considerações finais

Constata-se, que o home office, deve se tornar cada vez mais abrangente e representativo, mesmo após o fim do distanciamento demandado pelo surto do coronavírus. Nesse sentido, é fundamental que as organizações se atentem a legislação sobre o teletrabalho e ofereçam o amparo necessário aos seus colaboradores por meio de palestras, conversas e treinamentos para que eles obtenham melhor desenvolvimento e disciplina na sua vida profissional, intrapessoal e familiar.

Referências

BARROS, A. M.; SILVA, J. R. G. Percepções dos indivíduos sobre as consequências do teletrabalho na configuração do home office: estudo de caso na Shell Brasil. Cadernos EBAPE.BR, v. 8, nº 1, artigo 5, Rio de Janeiro, mar. 2010.

BRASIL. Lei n° 13.467, de 13 de junho de 2017. Consolidações da Lei de Trabalho (CLT). Diário oficial da União, Brasília, 13 de junho de 2017.

LEMOS, A. H. C.; OLIVEIRA, A. B.; MONZATO, P. P. Mulheres em home office durante a pandemia da Covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. Rev. adm. Empresa, v. 60, n. 6, p. 388-399, 2020.

SAKUDA, L. O. Teletrabalho: desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV, São Paulo, 2001.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

da Silva, L. P. (2021). Os impactos do trabalho "home office" para colaboradores em tempos de pandemia. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/663