Mapeamento da rede de assistência à retinopatia da prematuridade na cidade de Belo Horizonte - MG

Autores

  • Alessandra Juliana de Carvalho Acadêmica do Curso de Medicina da Faculdade de Minas (FAMINAS-BH). Belo Horizonte – MG, Brasil.

Resumo

1 Introdução

A Retinopatia da Prematuridade (ROP), caracterizada pela proliferação vascular retiniana que acomete recém-nascidos pré-termos, é uma importante causa prevenível de cegueira na infância. A imaturidade da retina de recém-nascidos pré-termos é suscetível a acometimentos que geram uma perturbação do crescimento neurovascular, levando à ROP. Sabe-se que com a modernização e a melhoria da assistência dos serviços de neonatologia houve um impacto direto no aumento da sobrevida de recém-nascidos prematuros. A ROP traz não somente comprometimento físico e psíquico ao paciente, mas também consequências familiares, escolares, profissionais e nos serviços de saúde. Neste contexto, entender o perfil epidemiológico da assistência perinatal da ROP na rede de hospitais e maternidades é fundamental para se traçar estratégias que possam diminuir os casos da doença.

 

2 Desenvolvimento

                  A imaturidade da retina de recém-nascidos pré-termos é suscetível a acometimentos que geram uma perturbação do crescimento neurovascular, levando à ROP (MESQUITA, 2021). A interrupção da vascularização retiniana desencadeia a hipóxia que, associada à proliferação vascular, pode acarretar o desprendimento da retina levando à perda completa da visão (HELLSTROM, 2013). A Classificação Internacional de triagem da ROP recomenda a avaliação de bebês com peso de nascimento menor ou igual a 1250 gramas ou com idade gestacional menor que 32 semanas (ICROP, 1984).   A Academia Americana de Oftalmologia publicou recentemente a terceira classificação internacional da Retinopatia da Prematuridade, com atualizações que incluem métricas de classificação refinadas, definição de ROP agressivo, além de descrições pormenorizadas de regressão, reativação e sequelas a longo prazo. A ROP, segundo a classificação internacional, pode ser qualificada em cinco estágios conforme a sua gravidade, localização e extensão. O acompanhamento oftalmológico sequente irá variar de acordo com a classificação sendo que, quanto mais precoce o seu início, melhores serão os resultados.

Estes princípios podem melhorar a qualidade e a normalização dos cuidados na ROP em todo o mundo e podem fornecer uma base para melhorar a investigação e os cuidados clínicos (ICROP, 2021). A prevalência de qualquer estágio de ROP na América Latina varia entre 6,6% e 82% e a ROP grave que requer tratamento varia entre 1,2 e 23,8%. Apesar disso, uma rotina de rastreio ainda é indisponível em muitos países, assim como serviços para tratamento (CARRION, et al; 2011).

 

3 Considerações finais

A visão é um dos sentidos mais relevantes para o adequado desenvolvimento físico, cognitivo e comportamental da criança. Os prejuízos trazidos pela baixa visão ou cegueira repercutirão no desenvolvimento motor e na capacidade de comunicação da criança com deficiência visual, visto que gestos e condutas sociais são aprendidos pelo sentido da visão. Assim, nosso grupo pretende desenvolver uma pesquisa para levantar os dados estatísticos da ROP na cidade de Belo Horizonte, assim como conhecer a realidade do screening de ROP, que são informações importantes para a análise da assistência prestada aos pacientes.

Referências

CARRION, J. Z.; FORTES FILHO, J. B.; TARTARELLA, M. B.; ZIN, A.; JORNADA, I. D. Jr. Prevalence of retinopathy of prematurity in Latin America. Clin Ophthalmol. v. 5, p. 1687-1695, 2011.

CHIANG, M. F. et al. International Classification of Retinopathy of Prematurity, Third Edition. Ophthalmology. v. 8, p. S0161-6420, 2021.

HELLSTRÖM, A.; SMITH, L. E.; DAMMANN, O. Retinopathy of prematurity. Lancet. v. 382, n. 9902, p. 1445-1457, 2013.

MESQUITA, M. Retinopatia da prematuridade: impacto de um programa de triagem multicêntrico da Fundação Visão e cooperação internacional. Pediatria (Assunção), v. 48, n. 1, p. 3-5, 2021.

Uma classificação internacional de retinopatia da prematuridade. O Comitê para a Classificação da Retinopatia da Prematuridade. Arco Oftalmol. v. 102, n; 8, p. 1130-1134, 1984.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

de Carvalho, A. J. (2021). Mapeamento da rede de assistência à retinopatia da prematuridade na cidade de Belo Horizonte - MG. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/659