Avaliação de uma intervenção nutricional realizada com paciente diabético

Autores

  • Edithiane Cabral Acadêmica do Curso de Nutrição da Faculdade de Minas (FAMINAS). Campus Muriaé. Muriaé – MG, Brasil

Resumo

1 Introdução

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que se caracteriza pela ocorrência de hiperglicemias crônicas e destaca-se como uma importante causa de morbidade e mortalidade, acometendo milhões de indivíduos [1]. A terapia nutricional atua na prevenção e no controle da patologia, sendo de grande importância a associação entre as orientações nutricionais e às mudanças de estilo de vida. Porém, diversos são os desafios para a adesão às recomendações nutricionais por parte dos pacientes diabéticos [2]. O objetivo do presente estudo foi propor e acompanhar uma intervenção nutricional realizada com um paciente diabético.

 

2 Material e Método

Trata-se de um estudo de intervenção, realizado no município de Espera Feliz – MG, entre os meses de janeiro e março de 2021, com um idoso de 71 anos do sexo masculino, o qual concordou em participar assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi utilizado um questionário que continha questões relacionadas a estilo de vida e consumo alimentar e também foi realizada avaliação antropométrica obtendo-se os valores de peso (kg) e estatura (m) e posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC) (Kg/m²). Além disso, houve coleta do valor da glicemia capilar em jejum referente aos dias dos encontros, a qual foi obtida a partir do glicosímetro FreeStyle®. Após o primeiro encontro, foram propostas 8 metas nutricionais, sendo trabalhadas 2 metas por semana, compreendendo melhorias nos hábitos alimentares e ingestão hídrica, e foi marcado um novo encontro considerando o mesmo intervalo de 30 dias. Entretanto, no retorno o paciente relatou dificuldades em seguir as metas e um novo encontro foi proposto considerando o período de 30 dias. Ao final do período de acompanhamento, o paciente foi investigado quanto ao cumprimento das metas e os dados coletados para análise e interpretação.

3 Resultados e Discussão

No primeiro encontro observou-se o peso de 75,4 kg e IMC de 25,5 kg/m², sendo classificado como sobrepeso. Ao final do acompanhamento, observou-se uma redução de 3,4 kg e o IMC de 24,6 kg/m², sendo este adequado para a idade. O paciente obteve um resultado satisfatório em relação ao cumprimento da maioria das metas. O paciente passou a ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia, diminuiu o consumo de alimentos como pães, massas, bolos e biscoitos, reduziu o consumo de sal e temperos industrializados, assim como o consumo de açúcar refinado e aumentou o consumo de frutas, ingerindo de 2 a 3 porções ao dia. Porém, apresentou certa dificuldade em aumentar o consumo de vegetais, tendo sido proposto no mínimo 1 folhoso e 1 legume nas principais refeições, e em inserir alimentos fontes de fibra nos lanches. O paciente indicou ter dificuldade em inserir alimentos na sua rotina que os familiares não possuíam o hábito de consumir. Ainda, ele relatou um maior bem-estar após as mudanças alimentares realizadas e apresentou a redução dos valores de glicemias capilares, visto que, no primeiro encontro o valor aferido e indicado foi de 121 mg/dL, após 30 dias foi de 101 mg/dL e ao final foi de 86 mg/dL. De modo geral, o paciente relatou grande satisfação quanto a intervenção realizada e informou que pretendia continuar com os novos hábitos alimentares. Ressalta-se que o êxito da intervenção nutricional para pacientes diabéticos está na constância de um acompanhamento nutricional e na adesão ao tratamento, prevenindo assim, complicações agudas e crônicas da doença e melhorando a qualidade de vida desses indivíduos [2].

 

4 Conclusão

Conclui-se que, apesar dos desafios enfrentados pelo paciente em seu âmbito familiar, este apresentou melhorias na sua rotina alimentar, o que contribuiu para um melhor controle glicêmico e para um maior bem-estar.

Referências

GUARIGUATA, L. et al. Global estimastes of diabetes prevalence for 2013 and projections for 2035. Diabetes Research and Clinical Practice, v.103, n.2, p.137-149, 2014.

PEREIRA, A.L. et al. Considerações nutricionais em pacientes com diabetes Tipo 2. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, v.34, n.3, p.52-60, 2021.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Cabral, E. (2021). Avaliação de uma intervenção nutricional realizada com paciente diabético. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/654