Disfunções temporomandibulares: prevalência e gravidade em professores
Resumo
Este trabalho investigou a prevalência e a gravidade de distúrbios temporomandibulares (DTM) em professores da rede de ensino de municípios da Zona da Mata mineira. Os resultados apontam prevalência elevada de DTM, principalmente no público feminino. Associações positivas foram observadas entre hábitos parafuncionais e DTM (p<0,05). Contudo, destaca-se a importância de outras pesquisas com avaliação clínica integrada para aprofundar dados referentes a DTM neste público.
Palavras-chave: disfunção temporomandibular, hábitos parafuncionais, professores.
Downloads
Publicado
22-09-2015
Como Citar
SILVA, C. V. da, FARIA, C. A. de, OLIVEIRA, R. G. de, & PAIVA-OLIVEIRA, E. L. (2015). Disfunções temporomandibulares: prevalência e gravidade em professores. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 11(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/6
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).