A terceirização na administração pública sob o prisma do decreto 9.507/2018

Autores

  • Victor Oliveira Ferreira bacharelando no curso de Direito do centro universitário UNIFAMINAS, campos Muriaé-MG.
  • Carlos Marcel Ferrari Curso de Direito do Centro Universitário UNIFAMINAS. Muriaé – MG, Brasil.

Resumo

O presente trabalho acadêmico apresenta-se com o objetivo principal de analisar um dos principais temas jurídicos em termos de fenômenos relacionados ao direito público: a análise da terceirização realizável no âmbito da administração pública e suas consequências à regra constitucional do concurso público; principalmente na conjuntura brasileira devido ao recente decreto federal 9.507/2018, que determinou novo rebusco a temática mencionada. Sendo certo que a técnica empregada traduz-se na utilização de pesquisa, em artigos e doutrina especializada, de modo a realizar um trabalho de caráter qualitativo, mediante a análise teórica-jurídica das informações angariadas, tudo isso realizado com a finalidade de responder a indagação inferível através do próprio objetivo do trabalho. Por fim, abarca-se neste labor acadêmico, como resultado, parecer quanto a prática da terceirização, que em virtude do decreto 9.507/2018, tornou-se extremamente disciplinada, de maneira a ser realizada nos limites constitucionais e sem prejuízo a necessidade do concurso público, sendo justamente por isso a disparidade com que a terceirização é determinada para a administração direta e indireta. Ademais, as conclusões advindas, consolidam o entendimento de que o ato decreto promove valoroso progresso na temática, por refinar a aplicação da terceirização na administração pública, desenvolvendo hipóteses abstratas de sua aplicação e proibição, bem como por promover maior segurança jurídica aos atos da administração pública. É conclusível também, a constitucionalidade da atual tratativa jurídica quanto a terceirização, que em função disso demonstra desnecessário o temor quanto ao vilipêndio do concurso público como instrumento regra de aquisição dos recursos humanos que conduzem o Estado.

Referências

AVANSINI, M. A. Terceirização, o pior pode acontecer. Disponível em:<http://sincomerciarios.net.br/noticias/terceiriza%C3%A7%C3%A3o,-o-pior-pode-acontecer/497> Acesso em: 01 de maio de 2019.

BANDEIRA DE MELLO, C. A. Curso de direito administrativo. 29. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.

BASTOS, C. R. Curso de direito admnistrativo. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. 12 ed. Brasília: UnB, 2002.

CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 23ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 24ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

DANTAS, A. V. T.; COSTA, M. R. L. O concurso público como instrumento de garantia da eficiência da Administração Pública. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/60010/o-concurso-publico-como-instrumento-de-garantia-da-eficiencia-da-administracao-publica> Acesso em: 9 de julho de 2019.

FREITAS, R. C. Vantagens e desvantagens da terceirização. Disponível em: <https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=8606 > Acesso em: 30 de abril de 2019.

KELSEN, H. Teoria Pura do Direito / Hans Kelsen; tradução João Baptista Machado. - 8a. ed. - Editora WMF Martins Fontes, 2009.

MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 34 ed. São Paulo: PC Editorial, 2003.

MORAES, A. Reforma administrativa: emenda constitucional nº 19/98. 4ª ed. São Paulo. Atlas, 2001.

MOTTA, F. Tratado de direito administrativo/administração pública e servidores públicos. v.2. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

NIEBUHR, J. M. A terceirização no novo decreto nº 9.507/2018: entre a restrição para a administração direta, autárquica e fundacional e a flexibilidade para as estatais. Disponível em: <https://www.zenite.blog.br/a-terceirizacao-no-novo-decreto-no-9-5072018-entre-a-restricao-para-a-administracao-direta-autarquica-e-fundacional-e-a-flexibilidade-para-as-estatais/ > Acesso em: 25 de Julho de 2019.

PEIXE, J. C. M. D. S. Terceirização no Brasil: tendências, dilemas e interesses em disputa. Disponível em: <http://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1111910_2013_completo.pdf> Acesso em: 01 de maio de 2019.

SITE PORTAL DA INDUSTRIA. Mitos e verdades sobre a Terceirização. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/terceirizacao/noticias/mitos-e-verdades/> Acesso em: 4 de março de 2019.

SOARES, C. A. et al. Terceirização Estratégica: Estabelecendo uma relação de parceria com contratantes. Editor Autor: Andradina, 2013.

SOUZA, V. M. Que diferença faz lei ou decreto? Disponível em: <https://drvaldinar.jusbrasil.com.br/artigos/116712721/que-diferenca-faz-lei-ou-decreto> Acesso em: 8 de julho de 2019.

VIEIRA, Z. M. R. A. Metamorfose no Trabalho Industrial: Um estudo de caso sobre os impactos da terceirização na cultura organizacional. Rio de Janeiro: E-paper, 2009.

ZOCKUN, C. Z. A terceirização na Administração Pública. São Paulo: Malheiros, 2014.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Ferreira, V. O., & Ferrari, C. M. (2020). A terceirização na administração pública sob o prisma do decreto 9.507/2018. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 15(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/458

Edição

Seção

Relato de experiência