Mudanças no perfil de morbimortalidade de crianças menores que um ano em 17 anos no município de Muriaé-MG (2000-2016)

Autores

  • Brenda Andrade Marquesine Unifaminas Muriaé
  • Amélia Aparecida Carvalho Neto Unifaminas Muriaé
  • Elisa Correa Miranda Unifaminas Muriaé
  • Laila Caires Santana Unifaminas Muriaé
  • Gabriela Matos Cunha Unifaminas Muriaé
  • Pascale Gonçalves Massena Unifaminas Muriaé

Resumo

A taxa de mortalidade de infantil (TMI) retrata a qualidade de vida de uma população e contribui para o planejamento de políticas públicas nas áreas educacionais e de saúde pública.  A sistematização desses dados pode ser uma excelente forma de identificar as vulnerabilidades na saúde pública da cidade e orientar políticas setoriais. Este estudo retrata a morbimortalidade infantil em crianças de até um ano de idade, na cidade de Muriaé - Minas Gerais, entre os anos de 2000-2016, destacando as possíveis principais causas para os óbitos. Esse estudo teve como objetivo analisar as mudanças no perfil de morbimortalidade de crianças menores que um ano no município de Muriaé-Minas Gerais, utilizando os dados sobre óbitos infantis disponíveis em dezessete anos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Após a coleta dos dados, realizou-se uma análise dos resultados obtidos para definição das causas dos óbitos e se houve mudanças nos motivos de óbitos infantis do período avaliado. A partir dos dados colhidos, conclui-se que a redução na TMI, tendência observada no país, ocorreu também em Muriaé, apesar de pouca alteração no perfil de causas de mortalidade. Houve redução pela metade dos óbitos causados por afecções perinatais, mas essas ainda são a principal causa de óbito infantil no município. A avaliação do conjunto de causas no município evidenciou a prevalência de mortes infantis por causas evitáveis, além da forte relação entre mortalidade infantil e assistência perinatal inadequada, fazendo-se necessária melhoria nas iniciativas contra os condicionantes da mortalidade infantil.

Referências

DATASUS (Org.). Óbitos infantis – a partir de 1996: Notas Técnicas. 2017. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/sim/Obitos_Infantis_1996_2012.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2019.

MARANHÃO, A. G. K.; VASCONCELOS, A. M. N.; PORTO, D. L.; FRANÇA, E. Mortalidade infantil no Brasil: tendências, componentes e causas de morte no período de 2000 a 2010. Em: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Saúde Brasil 2011: uma análise da situação de saúde e a vigilância da saúde da mulher. Brasília: Editora MS, v. 1, p. 163-182, 2012.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Marquesine, B. A., Carvalho Neto, A. A., Miranda, E. C., Santana, L. C., Cunha, G. M., & Massena, P. G. (2020). Mudanças no perfil de morbimortalidade de crianças menores que um ano em 17 anos no município de Muriaé-MG (2000-2016). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 15(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/440