Análise física e microscópica do sêmen e sua relação ao uso de drogas lícitas e ilícitas em indivíduos jovens adultos
Resumo
RESUMO: Trata-se de estudo transversal e descritivo, realizado em Muiraé (MG), com aplicação de questionário semi-estruturado e coleta do sêmen de 30 indivíduos, com mediana de idade de 22 anos. As técnicas para análise foram desenvolvidas de acordo com a metodologia de Strasinger e Lorenzo. A maioria dos espermogramas avaliados neste estudo encontrava-se dentro dos valores de normalidade estipulados pela OMS. Não foi encontrada associação dos aspectos microscópicos aos dados demográficos da amostra pesquisada, porém foi possível observar uma correlação estatisticamente significativa entre a morfologia dos espermatozoides e o uso de tabaco e de drogas ilícitas.
Palavras-chave: sêmen, análise seminal, drogas lícitas, drogas ilícitas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alanna de Souza GOUVÊA, Rafael Gonzalez de OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).