Avaliação dos padrões físico-químicos do leite pasteurizado comercializado em Muriaé (MG)
Resumo
Este estudo avaliou padrões físicoquímicos do leite Pasteurizado comercializado em Muriaé (MG). Realizaram-se testes em cinco marcas, que foram comparadas com padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento. Os testes detectaram presença de fosfatase e peroxidase, inadequações em densidade, extrato seco desengordurado, crioscopia, gordura, alizarol e acidez titulável, além da presença de cloreto e hidróxido de sódio e resultado positivo para álcool éter cetona. Concluiu-se que é necessário intensificar a ação dos órgãos fiscalizadores, a fim de garantir a
qualidade dos produtos.
Palavras-chave: leite pasteurizado, testes físicoquímicos, fiscalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).