Efeitos da inulina sobre o perfil glicêmico em ratos induzidos ao Diabetes Mellitus tipo 2
Resumo
Utilizaram-se 32 ratos machos Wistar, divididos em quatro grupos de controle: positivo, negativo, inulina 5% e inulina 1%. A glicemia foi realizada nos 1°, 2° e 7° dias após a administração de aloxana (42 mg/kg). Nos grupos inulina 5%, inulina 1% e positivo, os animais apresentaram, ao longo do experimento, bom estado geral sem perda de peso e ganho significativamente maior que o grupo controle negativo. Por meio do teste estatístico de Kruskal-Wallis, associado ao teste de Dunn’s, foi possível correlacionar os dados do grupo inulina 5% e 1%, e destes separadamente com o controle positivo – não houve diferenças significativas referentes aos valores de glicemia em quaisquer das aferições. Comparando-se a avaliação clínica dos grupos, pode-se observar que o positivo estava muito debilitado, uma vez que não obteve boa cicatrização, e que esta foi bem lenta se comparada à dos grupos inulina 5% e inulina 1%. Conclui-se que a inulina não deve ser utilizada como forma de tratamento isolado no DM 2, podendo seus efeitos serem benéficos quando associada ao alimento.
Palavras-chave: diabetes mellitus, glicemia, inulina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maíra Amélia ROCHA, Vanessa Patrocínio de OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).