Abordagens pedagógicas: prática docente e percepção discente sobre as finalidades da Educação Física na escola
Resumo
O presente estudo analisa a prática docente e as finalidades da Educação Física escolar na percepção de 100 alunos e 23
professores do ensino médio. Para os alunos, empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos . Para os professores, uma
entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos expressam certa ambiguidade do entendimento das finalidades da Educação Física. Para os professores, prevalece a perspectiva tradicionaldesportiva, que se traduz para os alunos como
momentos de socialização e lazer entre os seus pares nas aulas. Ao negligenciar o aspecto histórico e enaltecer a perspectiva biologicista, efetivada no aprimoramento da aptidão e do
condicionamento físico, relega-se o caráter pedagógico da Educação Física na escola.
Palavras-chave: Educação Física, escola, abordagem
pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jairo Antônio da PAIXÃO, Guilherme TUCHER

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).