O discurso da responsabilidade social: encenação de linguagem e identidade no anúncio de uma multinacional
Resumo
Analisaram-se os recursos discursivos por meio dos quais a Coca-Cola buscou representar-se como socialmente responsável em uma publicidade. Para tanto, utilizou-se como objeto de investigação a peça publicitária em que a organização apresenta
seu programa de incentivo de jovens ao estudo. Recorrendo aos preceitos teóricos acerca da retórica das multinacionais, à noção de “gatilho argumentativo”, e também à teoria semiolingüística,
verificou-se como a empresa consolidou percepções positivas do público receptor sobre sua atuação social – na medida em que a promoção de tais benefícios implicaria numa valorização da imagem institucional.
Palavras-chave: discurso, representação social,
identidade, retórica, comunicação corporativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).