Visão psicanalítica sobre a Síndrome da Alienação Parental (SAP): os novos desafios da atuação de profissionais pelo viés da interdisciplinaridade em âmbito jurídico
Resumo
O presente artigo trata do fenômeno chamado Síndrome da Alienação Parental (SAP), sua conceituação e contextualização. Esse conceito será aqui analisado numa perspectiva psicanalítica, já que esta perspectiva tornou-se mais coerente para a compreensão de como os conflitos inconscientes do casal parental influenciam geram conseqüências psicológicas nos filhos. Para tanto, foi feita uma análise do discurso a partir dos textos resultantes de 11 anamneses aplicadas em usuários do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Minas
(FAMINAS). Os resultados sinalizaram no discurso dos participantes a alienação parental ou até mesmo a própria Síndrome da Alienação Parental. Observou-se, então, que existe a necessidade de se desenvolver uma ação interdisciplinar nos órgãos que atuam com essa demanda, revelando a importância da Psicologia neste espaço.
Palavras-chave:separação, Síndrome da Alienação
Parental, psicanálise, análise do discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rosiane Souza MARTINS, Caroline Oliveira LEVATE, Giselle Braga de AQUINO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).