A construção da imagem de Márcio Lacerda (PSB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008, a partir da cultura da mineiridade acionada pelo jornal Estado de Minas
Resumo
O artigo toma como base a cultura da mineiridade para explicar o posicionamento do jornal Estado de Minas (EM), entre os meses de maio a outubro, nas eleições municipais de Belo Horizonte em 2008. O jornal busca legitimar a candidatura de
Márcio Lacerda (PSB), intitulado o “candidato da aliança”, que conseguiu apoio de forças tradicionalmente antagônicas na capital mineira, o então governador Aécio Neves (PSDB) e o então prefeito Fernando Pimentel (PT). A polêmica e a inédita aliança foram mostradas pelo jornal como uma idéia política de conciliação e convergência acima dos interesses políticos, marca da cultura da mineiridade. Nesse ponto, o jornal torna-se ator político participando diretamente do processo eleitoral ao enfatizar o discurso de Lacerda como o do candidato conciliador.
Palavras-chave: mídia e política, mineiridade,
eleição, Belo Horizonte, Estado de Minas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).