A construção da imagem de Márcio Lacerda (PSB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008, a partir da cultura da mineiridade acionada pelo jornal Estado de Minas
Resumo
O artigo toma como base a cultura da mineiridade para explicar o posicionamento do jornal Estado de Minas (EM), entre os meses de maio a outubro, nas eleições municipais de Belo Horizonte em 2008. O jornal busca legitimar a candidatura de
Márcio Lacerda (PSB), intitulado o “candidato da aliança”, que conseguiu apoio de forças tradicionalmente antagônicas na capital mineira, o então governador Aécio Neves (PSDB) e o então prefeito Fernando Pimentel (PT). A polêmica e a inédita aliança foram mostradas pelo jornal como uma idéia política de conciliação e convergência acima dos interesses políticos, marca da cultura da mineiridade. Nesse ponto, o jornal torna-se ator político participando diretamente do processo eleitoral ao enfatizar o discurso de Lacerda como o do candidato conciliador.
Palavras-chave: mídia e política, mineiridade,
eleição, Belo Horizonte, Estado de Minas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Luiz Ademir de OLIVEIRA, Natália Silva Giarola de RESENDE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).