Qualidade físico-química das águas para abastecimento humano no município de Manhumirim (MG)
Resumo
Sabendo-se da importância de se realizar um rígido controle das águas para abastecimento humano, analisaram-se parâmetros físico-químicos inerentes ao padrão de potabilidade, em amostras de águas que abastecem o município de Manhumirim (MG). As análises físico-químicas foram: pH, acidez e alcalinidade totais sólidos totais dissolvidos, oxigênio consumido, oxigênio dissolvido, fósforo, dureza total, cloro residual livre e cloreto. Observou-se que somente para dureza total e cloreto, as amostras encontram-se nos padrões de
potabilidade. Deste modo, faz-se de extrema urgência melhorar os serviços de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), já que as não conformidades representam riscos à saúde dos consumidores.
Palavras-chave: potabilidade, análises, águas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Milena Souza VIANA, Melina Vasconcelos LEITE, Samuel Ferreira da SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).