Percepção de consumidores de Viçosa (MG) sobre alimentos probióticos
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos consumidores a respeito dos alimentos probióticos. Foram entrevistadas 103 pessoas por meio de abordagem direta em quatro supermercados na cidade de Viçosa (MG). Dos entrevistados, 24% relataram consumir probióticos e já
conheciam ou obtiveram informações sobre probióticos, enquanto 76% não sabiam do que se tratava. Em relação aos que utilizam alimentos probióticos e o meio de obtenção de informações sobre o produto, a opção mais citada pelos entrevistados foi o nutricionista (41,7%). Os benefícios à
saúde dos alimentos probióticos citados pelos consumidores desses alimentos foram melhora intestinal (71,4%), prevenção de doenças cardiovasculares (33,3%), proteção contra câncer (28,5%), redução de colesterol sanguíneo (23,8%), controle de hipertensão (23,8%), aumento da imunidade (19%) e prevenção do diabetes (19%). Os resultados deste estudo indicam a necessidade de um programa de educação nutricional relacionado a esses produtos para um maior conhecimento dos alimentos probióticos e de seus benefícios.
Palavras-chave: nutrição, consumidor, alimentos
probióticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).