Alterações urinárias em presidiários da penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, Muriaé (MG)
Resumo
O exame de urina de rotina ou urinálise compõe-se habitualmente de três etapas: exame físico, exame químico e microscopia do sedimento. A análise dos constituintes bioquímicos da urina é realizada através de tiras reativas, com intenção de tornar a determinação de elementos da urina mais
rápida, simples e econômica. Realizou-se um estudo com 89 detentos de uma penitenciária na Zona da Mata mineira através do EAS. Os resultados mostraram que, dentre os 89 presos, 8% apresentaram flora bacteriana aumentada (71% mulheres e 29%
homens). Destes, 60% das mulheres apresentaram nitrito positivo, sendo o índice de 50% entre os homens. Dos participantes que apresentaram urina em pH 5 e algum tipo de cristal, 100% das mulheres apresentaram cristais de oxalato de cálcio, enquanto a mesma percentagem de homens apresentou cristais de urato amorfo. Em relação ao pH 6, 33% das mulheres apresentaram somente cristais de urato amorfo, enquanto 50% dos homens também apresentaram este cristal.
Palavras-chave:urinálise, urina, unidade prisional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sara Fonseca TEIXEIRA, Aline de Paiva PEREIRA, Mônica Irani de GOUVÊIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).