Acompanhamento farmacoterapêutico em município de médio porte na Zona da Mata mineira
Resumo
O acompanhamento farmacoterapêutico visa o uso racional dos medicamentos, bem como a detecção e resolução de possíveis PRM’s. Realizouse um estudo com 100 pacientes da Zona da Mata mineira através da aplicação do Método Dáder de AFT para avaliação do perfil farmacoterapêutico e dos medicamentos utilizados por estes. Os resultados mostraram que, dentre os 100 pacientes, 54% apresentaram HAS e, destes, 29% fazem uso de
Hidroclorotiazida. Quanto aos PRM’s, observouse a ocorrência em 48% deles, com predominância de PRM‘s de efetividade que totalizaram 40%. Desta forma, a atuação do farmacêutico é de fundamental importância para o uso racional de Medicamentos.
Palavras-chave: acompanhamento farmacoterapêutico, atenção farmacêutica, hipertensão arterial, uso racional de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).