Índice de lesões e afecções músculoesqueléticas relacionadas aos profissionais da área de fisioterapia da cidade de Muriaé, MG
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) nos fisioterapeutas da cidade de Muriaé, MG, relacionando-os a fatores como idade, sexo, carga horária de trabalho, área e tempo de atuação. A amostra contou com 40 fisioterapeutas, os quais responderam a um breve questionário. Para a análise estatística dos resultados utilizou-se o programa excel. Os resultados mostraram que 98,8% da amostra referiram-se a algum tipo de DORT, sendo as áreas corporais mais acometidas: cervical 39,3% , lombar 20,7%, cervical e ombro 16,4%, lombar e joelho 10,1%, punho e mão 6,7%, cotovelo 3,2%, tornozelo e pé 2,4%, não queixam distúrbio nenhum 1,2%. As mulheres mostraram-se mais suscetíveis a estes distúrbios em relação aos homens. Os resultados obtidos neste estudo possibilitaram-nos concluir que os fisioterapeutas que desempenham atividades profissionais intensas apresentam elevados percentuais de acometimento por DORT, necessitando o desenvolvimento de medidas ergonômicas preventivas.
Palavras-chave: DORT, fisioterapeutas, algias músculo-esqueléticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fabrício R. Teixeira de ALMEIDA, Boanerges do Bem BRANDÃO, Cristiano Andrade Quintão Coelho ROCHA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).