Alelopatia de extratos aquosos de Eucalyptus globulus Labill. na germinação e no crescimento de três espécies de hortaliças

Autores

  • Érika Morais Pardócimo Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Silvane VESTENA Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM), Muriaé (MG).

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos de Eucalyptus globulusLabill. na germinação e no crescimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L. var. grand rapids), de repolho (Brassica oleraceaL.
var. capitata) e de nabo (Brassica rapaL.) em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições com cinco sementes cada. Os extratos aquosos de E. globulusevidenciaram potencialidades alelopáticas na germinação e no crescimento do sistema radicular e da parte aérea de alface, de repolho e de nabo, sendo que a inibição aumentou com o aumento das concentrações dos extratos aquosos do E. globulus.

Palavras-chave: alelopatia, fisiologia vegetal, compostos aleloquímicos.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

Pardócimo, Érika M., & VESTENA, S. (2016). Alelopatia de extratos aquosos de Eucalyptus globulus Labill. na germinação e no crescimento de três espécies de hortaliças. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 2(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/173