O ensino da álgebra associado à geometria – um estudo de caso
Resumo
RESUMO: O presente trabalho enfoca o ensino da
álgebra associado à geometria realizado por um professor de matemática nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, o qual procura tornar mais significativa a aprendizagem deste tópico. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e procedemos a uma análise qualitativa dos dados Consideramos que o material didático utilizado pelo docente e a sua formação foram fundamentais para que se realizasse uma prática em sala de aula que vai ao encontro do que é proposto nos Parâmetros Curriculares de Matemática, dedicados às últimas séries do ensino fundamental. Um de seus objetivos se constitui em propiciar o desenvolvimento do pensamento algébrico, já que a álgebra é o conteúdo a ser trabalhado, sem deixar de lado o desenvolvimento do pensamento geométrico.
Palavras-chave: ensino da álgebra, geometria, ensino fundamental, educação matemática.
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Copyright (c) 2016 Olga Maria Medeiros de OLIVEIRA, Elenice de Souza Lodron ZUIN

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