Dimensões subjetivas da educação financeira: o que universitários pensam, sentem e fazem com o dinheiro.

Autores

  • ALICE LUIZA FAMINASBH
  • LOUSANNE RESENDE FAMINAS BH
  • ROSÁLIA SANTOS FAMINASBH
  • WALDEMAR GABRICH FAMINASBH

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Comportamento financeiro, Significado do dinheiro, Atitude financeira, Graduação

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a influência das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e percepção do significado do dinheiro sobre a alfabetização financeira de estudantes universitários nos estados de Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, por meio da aplicação da escala validada por Trento e Braum (2020). A amostra foi composta por 145 estudantes, com predominância de jovens solteiros e de baixa renda. Os resultados indicaram níveis moderados de alfabetização financeira, com destaque para as dimensões: “Planejamento e Controle Financeiro” no Piauí, “Boas Práticas de Consumo” nos estados nordestinos e a “valorização do dinheiro como instrumento de liberdade e bem-estar” no Rio Grande do Norte. Observou-se, também, uma relação positiva entre o perfil sociodemográfico e os comportamentos financeiros, além de diferenças regionais quanto ao acesso e uso de serviços bancários. A principal conclusão aponta que, embora a educação financeira ainda esteja em fase inicial de consolidação entre os universitários, há uma crescente conscientização sobre sua importância, especialmente entre os estudantes em início de vida financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, B. C; BELÃO, B. V.; ENDO, G. Y. Educação Financeira nas Escolas públicas. Revista Científica Faema, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2020. DOI:10.31072/rcf.v10i2.818.

AMIRTHA, R. Financial literacy for the future: preparing individuals for economic sucess. Recent Research Reviews Journal, v. 3, n. 2, p. 381-396, 2024. DOI: 10.36548/rrrj.2024.2.006.

ARAÚJO, J. V. B.; BRITO, J. A. de A.; SANTOS, G. B.; SILVA, J. C. P. Nível de alfabetização financeira de acadêmicos do bacharelado interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BICT) de uma Universidade Pública Federal. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 8, p. 12441-12468, 2023. DOI: 10.7769/gesec.v14i8.2541.

ATKINSON, A.; MESSY, F-A. Measuring financial literacy: results of the OECD/International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions No. 15, 2012. DOI: 10.1787/5k9csfs90fr4-en.

BARROS, L. C.; JEUNON, E. E. Percepção do significado do dinheiro: um estudo com graduandos de IES privadas. Revista Gestão e Planejamento, v. 12, n. 3, p. 831-847, set/dez, 2012.

BEAL, D. J.; DELPACHITRA, S. B. Financial literacy among Australian university students. Economic Papers: A journal of applied economics and policy, v. 22, n. 1, p. 65-78, 2003. DOI: 10.1111/j.1759-3441.2003.tb00337.x.

BOGONI, N. M.; LEITE, M.; BARÃO, F. R.; ALMEIDA, M. Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 24, n. 50, p. 187–206, 12 dez. 2018. DOI:10.5335/rtee.v24i50.8962.

BRITO, K. C. B.; SILVA, A. C. M. Personalidade e inteligência emocional na Alfabetização Financeira de estudantes de uma universidade na região norte. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 17, n. 51, 2024.

CAMOZZATO, E. S.; TERRES, S. A. L.; TESTON, S. de F.; ZAWADZKI, P. Empreendedorismo e sua relação com a educação financeira dos universitários. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 7-35, 2023. DOI: 10.13058/raep.2023.v24n3.2381.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Resolução no. 466, de 12 de dezembro de 2012. Trata de pesquisas em seres humanos. Brasília, DF: CNS, 2025. Disponível na internet em https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2012/resolucao-no-466.pdf/view.

COUTO, R. F.; MARACAJÁ, K. F. B.; MACHADO, P. A. Educação Financeira e Sustentabilidade: um framework conceitual. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 510-534, 2022. DOI: 10.13058/raesp.2022.v23n3.2239.

COUTO, R. F.; MARACAJÁ, K. F. B.; BATALHÃO, A. C. S. Finanças sustentáveis: conhecimento, habilidades e atitudes que podem fazer a diferença. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 61-114, 2023. DOI: 10.13058/raesp.2023.v24n3.2392

EYRE, B.; BONILLA, O.; BRIGHTMAN, M.; VOICU, S. Beyond the ‘Tyranny of metrics’? Indicator literacy in sustainable finance. Tijdschrift voor Economische en Sociale Geografie, v. 115, n. 5, p. 582-597, 2024. DOI: 10.1111/tesg.12625.

FERNANDES, E. M.; FERNANDES, S. A. Educação Financeira como forma de inclusão social. RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar o Saber, v. 1, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.694.

FLORIANO, M. D. P.; FLORES, S. A. M.; ZULIANI, A. L. B. Educação financeira ou Alfabetização financeira: quais as diferenças e semelhanças? RECAT – Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo, v. 8, n. 1, p. 16-33, 2020.

FURNHAM, A. Many sides of the coin: the psychology of money usage. Personality and Individual Differences, v. 5, p. 501-509, 1984.

GALVÃO, K. S.; LIMA, M. P. Nível de letramento financeiro e características Socioeconômicas: uma análise dos estudantes de ensino médio de um município do agreste pernambucano. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, v. 16, n. 4, p. 838-861, 2023. DOI: 10.14571/brajets.

GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2023.

GUIMARÃES, T. M.; IGLESIAS, T. M. G. Educação financeira: um estudo comparado entre os estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Minas Gerais. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 1, p. 94-111, 2021. DOI: https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.9486.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy around the world: an overview. NBER Working Paper No. 17107. 2011. Disponível via internet em https://www.nber.org/system/files/working_papers/w17107/w17107.pdf.

MELO, J. M. ; MOREIRA, C. S. Educação financeira pessoal: um estudo com discentes de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 13, n. 2, p. 151-169, 2021. DOI: 10.5380/rcc.v13i2.79043. 2011.

OLIVEIRA, S. P.; COSTA, W. P. L. B.; SILVA, J. D.; SILVA, S. L. P. Determinantes do comportamento financeiro pessoal: um estudo com cidadãos brasileiros. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 13, n. 1, 2022.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Medindo a educação financeira no Brasil: resultados da pesquisa S&P Global FinLit Survey. Brasília: Banco Central, 2019. Disponível em: https://www.bcb.gov.br. Acesso em: 11 abr. 2025.

NIEHUES, A. L. S.; KRAUSE, R.; AQUINO, R. F.; SOUZA, J. C. L. Nível de alfabetização financeira pessoal de estudantes universitários brasileiros. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 3, p. 2814-2835, 2023. DOI: 10.7769/gesec.v14i3.1752. DOI: 10.7769/gesec.v14i3.1752.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. Determinantes da alfabetização financeira: Análise da influência de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, n. 69, v. 26, p. 362-377, 2015. DOI: 10.1590/1808-057x201501040.

SOUZA, G. C.; BARBOSA, J. S.; OLIVEIRA NETO, O. J. Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas. Revista Ambiental Contábil, v. 16, n. 2, p. 474-495, 2024. DOI: 10.21680/2176-9036.2024v16n2ID34229.

SOUZA, G. S; ARANTES, P. P. M.; ROGERS, P.; ROGERS, D. Conhecimento financeiro em estudantes universitários: análise pela Teoria de Resposta ao Item. REMAT – Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo, v. 18, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id573.

TANG, T. L. P. The meaning of money revisited. Journal of Organizational Behavior, v. 13, n. 2, p. 197-202, 1992.

TRENTO, C. R.; BRAUN, K. A. Desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala de mensuração da alfabetização financeira. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 10, n. 1, p. 23–39, 2020. DOI: 10.48075/csar.v20i39.29157.

VIEIRA, K. M.; MATHEIS, T. K.; LEHNHART, E. R.; TAVARES, F. O. Digital financial knowledge scale (DFKS): insights from a developing economy. International Journal of Financial Studies, v. 12, n. 120, p. 2-18, 2024. DOI: 10.3390/ijfs120400120.

XIAO, J. J. Applying behavior theories to financial behavior. In: Handbook of consumer finance research, 69-81. New: York: Springer, 2008. (Chapter 5). Pp. 69-81. DOI:10.1007/978-0-387-75734-6_5.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Como Citar

MOREIRA, A. L., RESENDE, L., SANTOS, R., & SILVA, W. (2025). Dimensões subjetivas da educação financeira: o que universitários pensam, sentem e fazem com o dinheiro. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 20(2), 112–138. Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/1004