Estratégias educativas e seus efeitos na aceitabilidade de hortaliças entre crianças de idade escolar
Resumo
Objetivou-se avaliar o efeito de estratégias educativas conjuntas sobre a aceitabilidade sensorial de produtos elaborados com hortaliças de baixa aceitação e/ou conhecimento entre crianças. Também, avaliar a composição físico-química desses produtos. Participaram da pesquisa 793 crianças (7 e 10 anos). Na implantação da horta foram cultivadas as 5 hortaliças com maior percentual de baixa aceitação/conhecimento pelas crianças (agrião, espinafre, acelga, berinjela e rabanete), que foram utilizados nos produtos elaborados nas oficinas: quibe de agrião, panqueca de espinafre, rocambole de acelga, pão de mel de berinjela e torta de rabanete. As crianças também participaram de atividades teóricas e práticas relacionadas aos temas de alimentação saudável, biodiversidade e sustentabilidade. As crianças foram organizadas em 2 grupos: grupo intervenção, que participou das ações educativas e grupo controle, que apenas avaliou sensorialmente os produtos sem participar de nenhuma ação. As atividades aumentaram a aceitabilidade dos produtos (p<0,05), com índices de aceitabilidade elevados (>70%). Maiores teores de umidade, cinzas e lipídio foram observados para a panqueca. O quibe apresentou quantidade superior de proteína e teores inferiores de lipídio, carboidrato e energia, enquanto o pão de mel teve os menores conteúdos de umidade, cinzas e proteína e maiores de carboidrato e energia. O quibe e o pão de mel apresentaram maior concentração de fibra. Conclui-se que estratégias educativas realizadas de forma conjunta são eficazes para melhorar a aceitabilidade de produtos elaborados com hortaliças de baixa aceitação e/ou conhecimento entre crianças de idade escolar. Também, promovem o consumo de alimentos com um bom perfil nutricional.
Palavras chaves: Hortas escolares; Hortaliças; Oficinas culinárias; Educação alimentar e nutricional; Composição nutricional e físico-química.
Referências
ALLIROT, X.; QUINTA, N.; CHOKUPERMAL, K.; URDANETA, E. Involving children in cooking activities: A potential strategy for directing food choices toward novel foods containing vegetables. Appetite, v.103, n.1, p.275–285, 2016.
ANZMAN-FRASCA, S.; DJANG, H. C.; HALMO, M. M.; DOLAN, P. R.; ECONOMOS, C. D. Estimating impacts of a breakfast in the classroom program on school outcomes. Journal of the American Medical Association Pediatrics, v.169, n.1, p.71-77, 2015.
ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS (AOAC). Official Methods of Analysis of AOAC. 18 ed. Gaithersburg: AOAC, 2011.
ATWATER, W. O.; WOODS, C. D. The Chemical Composition of American Food Materials. U.S. Department of Agriculture. Office of Experiment Station, Bulletin nº 28, 1896.
BAILEY, R. L.; WEST JR, K. P.; BLACK, R. E. The epidemiology of global micronutrient deficiencies. Annals of Nutrition and Metabolism, v.66, n.2, p.22–33, 2015.
BALISTRERI, K. S. Family Structure and Child Food Insecurity: Evidence from the Current Population Survey. Social Indicators Research, v.138, n.3, p.1171–1185, 2018.
BLIGH, E. G.; DYER, W. J. A rapid method of total lipid extraction and purification. Canadian Journal of Biochemistry and Physiology, v.37, n.8, p.911-917, 1959.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2 ed. Brasília: CECANE UFRGS, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional. 2012. Disponível em: <http://portal.anvisa. gov.br/documents/%2033880/2568070/rdc0054_12_11_2012.pdf/c5ac23fd-974e-4f2c-9fbc-48f7e0a31864#:~:text=NOVEMBRO%20DE%202012,e%203%C2%B0%20do% 20art>. Acesso em: 01 maio de 2023.
DAVIS, J. N.; SPANIOL, M. R.; SOMERSET, S. Sustenance and sustainability: maximizing the impact of school gardens on health outcomes. Public Health Nutrition, v.18, n.13, p.2358-2367, 2015.
DECOSTA, P.; MOLLER, P.; FROST, M. B.; OLSEN, A. Changing children’s eating behaviour - A review of experimental research. Appetite, v.113, n.1, p.327–357, 2017.
DEJESUS, J. M.; GELMAN, S. A.; HEROLD, I.; LUMENG, J. C. Children eat more food when they prepare it themselves. Appetite, v.133, n.1, p.305–312, 2018.
DEJESUS, J. M.; GERDIN, E.; SULLIVAN, K. R.; KINZLER, K. D. How children judge others based on their food choices. Journal of Experimental Child Psychology, v.179, n.1, p.143-161, 2019.
DOHLE, S.; RALL, S.; SIEGRIST, M. Does self-prepared food taste better? effects of food preparation on liking. Health Psychology, v.35, n.5, p.500-508, 2016.
FISCHER, L. K.; BRINKMEYER, D.; KARLE, S. J.; CREMER, C.; HUTTNER, E.; SEEBAUER, M.; NOWIKOW, U.; SCHÜTZE, B.; VOIGT, P.; VÖLKER, S.; KOWARIK, I. Biodiverse edible schools: Linking healthy food, school gardens and local urban biodiversity. Urban Forestry & Urban Greening, v.40, n.1, p.35-43, 2019.
FISHER-MALTESE, C.; ZIMMERMAN, T. D. A garden-based approach to teaching life science produces shifts in students attitudes towards the environment. International Journal of Environmental & Science Education, v.10, n.1, p.1-16, 2015.
IGUACEL, I.; FERNÁNDEZ-ALVIRA, J. M.; AHRENS, W.; BAMMANN, K.; GWOZDZ, W.; LISSNER, L.; MICHELS, N.; REISCH, L.; RUSSO, P.; SZOMMER, A.; TORNARITIS, M.; VEIDEBAUM, T.; BORNHORST, C.; MORENO, L. A. Prospective associations between social vulnerabilities and children’s weight status. Results from the IDEFICS study. International Journal of Obesity, v.42, n.1, p.1691-1703, 2018.
JANI, R.; MALLAN, K. M.; DANIELS, L. Association between Australian-Indian mothers controlling feeding practices and children’s appetite traits. Appetite, v.84, n.1, p.188–195, 2015.
KAUER, J.; PELCHAT, M. L.; ROZIN, P.; ZICKGRAF, H. F. Adult picky eating. Phenomenology, taste sensitivity, and psychological correlates. Appetite, v.90, n.1, p.219-228, 2015.
KRAAK, V. I.; STORY, M. Influence of food companies brand mascots and entertainment companies cartoon media characters on children's diet and health: a systematic review and research needs. Obesity Reviews, v.16, n.2, p.107-126, 2014.
LEVINOVITZ, A. The gluten lie: and other myths about what we eat. New York: Simon & Schuster-Regan Arts, 2015.
MAIETTA, O. W.; GORGITANO, M. T. School meals and pupil satisfaction. Evidence from Italian primary schools. Food Policy, v.62, n.1, p.41-55, 2016.
NATIONAL HEALTH SERVICE (NHS). 5 A Day: what counts?. 2018. Disponível em: < https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/5-a-day-what-counts/>. Acesso em: 03 maio 2023.
OHLY, H.; GENTRY, S.; WIGGLESWORTH, R.; BETHEL, A.; LOVELL, R.; GARSIDE, R. A systematic review of the health and wellbeing impacts of school gardening: synthesis of quantitative and qualitative evidence. BMC Public Health, v.16, n.286, p.1-36, 2016.
ORNELLAS, L. H. Técnica dietética – seleção e preparo de alimentos. São Paulo: Atheneu, 2007.
PADALINO, L.; MASTROMATTEO, M.; LECCE, L.; COZZOLINO, F.; DEL NOBILE, M. A. Manufacture and characterization of gluten-free spaghetti enriched with vegetable flour. Journal of Cereal Science, v.57, n.3, p.333–342, 2013.
PALAR, K.; HUFSTEDLER, E. M.; HERNANDEZ, K.; CHANG, A.; FERGUSON, L.; LOZANO, R.; WEISER, S. D. Nutrition and Health Improvements After Participation in an Urban Home Garden Program. Journal of Nutrition Education and Behavior, v.51, n.9, p.1037–1046, 2019.
PALFREYMAN, Z.; HAYCRAFT, E.; MEYER, C. Parental modelling of eating behaviours: Observational validation of the Parental Modelling of Eating Behaviours scale (PARM). Appetite, v.86, n.1, p.31-37, 2015.
PHILIPPI, S. T. Pirâmide dos Alimentos: Fundamentos Básicos da Nutrição. São Paulo: Manole, 2018.
PHILLIPPI, S. T. Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para decisão nutricional. São Paulo: Coronário, 2002.
RESURRECCION, A. V. A. Consumer sensory testing for product development. Gaithersburg: Aspen Publishing, 1998.
ROMANO, C.; HARTMAN, C.; PRIVITERA, C.; CARDILE, S.; SHAMIR, R. Current topics in the diagnosis and management of the pediatric non organic feeding disorders (NOFEDs). Clinical Nutrition, v.34, n.2, p.195–200, 2015.
ROSI, A.; SCAZZINA, F.; INGROSSO, L.; MORANDI, A.; DEL RIO, D.; SANNA, A. The “5 a day” game: a nutritional intervention utilizing innovative methodologies with primary school children. International Journal of Food Sciences and Nutrition, v.66, n.6, p.713–717, 2015.
SUSPERREGUY, M. I.; DAVIS-KEA, P. E. Maternal math talk in the home and math skills in preschool children. Early Education & Development, v.27, n.6, p.841–857, 2016.
UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE (USDA). Food and Nutrition Information Center. 2020. Disponível em: < https://www.usda.gov/>. Acesso em: 03 maio de 2023.
WELKER, E.; LOTT, M.; STORY, M. The School Food Environment and Obesity Prevention: Progress Over the Last Decade. Current Obesity Reports, v.5, n.2, p.145–155, 2016.
WELLS, N. M.; MEYERS, B. M.; TODD, L. E.; HENDERSON, C. R.; BARALE, K.; GAOLACH, B.; FERENZ, G.; AITKEN, M.; TSE, C. C.; PATTISON, K. O.; HENDRIX, L.; CARSON, J. B.; TAYLOR, C.; FRANZ, N. K. The carry-over effects of school gardens on fruit and vegetable availability at home: A randomized controlled trial with low-income elementary schools. Preventive Medicine, v.112, n.1, p.152–159, 2018.
WOOLLEY, K.; FISHBACH, A. A recipe for friendship: Similar food consumption promotes trust and cooperation. Journal of Consumer Psychology, v.27, n.1, p.1–10, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).