A conscientização do cancer oral
Resumo
1 Apresentação
O câncer bucal é uma doença que têm aumentado de forma significativa, sendo um dos problemas mais importantes de saúde pública e o sexto tumor mais comum em todo o mundo³. Dessa forma, é importante que a população esteja consciente sobre a doença para realizar o acompanhamento devido, a prevenção e o autoexame, pois o quanto antes o câncer for descoberto, maior serão as chances de realizar um tratamento eficaz. Em virtude de atentar a população sobre essa temática e demonstrar aos futuros odontólogos a importância da análise detalhada durante as consultas e atendimentos dos pacientes, as alunas do Curso de Odontologia da Faculdade de Minas (FAMINAS – BH), sob orientação da Professora Caroline Santa Rosa, optaram por realizar um vídeo informativo sobre o Câncer Oral, feito por meio da disciplina de Projeto Aplicado à Comunidade (PAC) e pesquisas bibliográficas em artigos acadêmicos, o vídeo foi criado com auxílio das plataformas digitais: Biteable e Canva, em que as autoras criaram uma sequência de cenas presentes nos arquivos dos aplicativos e em seguida, optaram por realizar uma narração gravada acompanhada de legendas para melhor entendimento do vídeo.
2 Desenvolvimento
O câncer oral é uma doença que surge nas mucosas da boca e acomete principalmente as regiões anatômicas: lábio inferior, terço anterior da língua e soalho bucal. Na maioria das vezes, a doença é descoberta em fases mais avançadas, o que resulta em tratamentos mais longos e prognósticos desfavoráveis, uma vez que o crescimento desordenado das células se torna um processo agressivo ao organismo e, em alguns casos, pode causar invalidez, deformidades e até mesmo a morte, além do indivíduo estar submetido à tratamentos que são muito invasivos e podem gerar reações diversas no paciente.¹ Contudo, é de extrema importância que as instituições que fornecem o curso de Odontologia, estejam aptas a disseminar esse conhecimento aos estudantes, para que possam detectar a doença e imediatamente encaminhar para o médico oncologista. Assim, quando de fato exercerem a profissão estarão conscientes de que os cirurgiões-dentistas estão em contato cotidianamente com a cavidade oral, sendo um sítio anatômico de fácil acesso para esses profissionais e, consequentemente, a área acometida pelo câncer. Dessa maneira, o estudo indica que o tabagismo, o álcool, a radiação solar e o trauma constante são fatores determinantes para o desenvolvimento da doença e que tais substâncias químicas que possuem no álcool e no tabaco podem alterar o perfil molecular dos indivíduos e causar mutações, que propiciam a condição para o surgimento do tumor¹.
3 Considerações finais
Logo, o câncer oral é uma pauta que ainda necessita de mais atenção e conhecimento da sociedade; com o estudo em questão foi possível analisar que considerável parcela da população acometida pela doença são cidadãos que possuem baixa condição socioeconômica, que desconhecem a gravidade do tumor e muitas vezes não possuem acesso fácil aos serviços de saúde4. Dessa forma, é válido salientar que campanhas de conscientização, como o trabalho elaborado em formato de vídeo, é válido para alcançar um maior número de pessoas e conscientiza-las sobre a temática.Referências
CHAVES VIEIRA, Â.; DA SILVA TEIXEIRA AGUIAR, Z.; SOUZA, F. Tabagismo e sua relação com o câncer bucal: uma revisão de literatura. Revista Bionorte, v. 4, n. 2, p. 9-18, 2015.
ALVARENGA, M. L. et al. Avaliação do conhecimento dos cirurgiões-dentistas quanto ao câncer bucal. Revista da Faculdade de Odontologia - UPF, v. 17, n. 1, 2012.
MENDES DE FREITAS, R. et al. Fatores de risco e principais alterações citopatológicas do câncer bucal: uma revisão de literatura. RBAC, v. 48, n. 1, p. 13–21, 2016.
SANTOS, I. V. et al. O papel do cirurgião-dentista em relação ao câncer de boca. Odontologia Clínico-Científica (Online), v. 10, n. 3, p. 207–210, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).