Avaliação da prática de ensino sobre Suporte Básico de Vida (SBV) apoiado na literatura existente com foco na sequência CABD: uma revisão integrativa

Autores

  • Nathaly Christynne Rodrigues da Silva DISCENTE - FAMINAS BH
  • Beatriz Campos dos Santos DISCENTE - FAMINAS BH
  • Gabriel Pacheco Verçosa DISCENTE - FAMINAS BH
  • Jaqueline Maria da Silva Lourenço DISCENTE - FAMINAS BH
  • Larissa Danielle Souza Perdigão DISCENTE - FAMINAS BH
  • Luanna Martins Prado DISCENTE - FAMINAS BH
  • Rayanne Souza Soares DISCENTE - FAMINAS BH
  • Tatiana Ribeiro de Oliveira DISCENTE - FAMINAS BH
  • Danúbia Mariane Barbosa Jardim DOCENTE - FAMINAS BH

Resumo

Introdução: para agilizar os atendimentos de primeiros socorros, a sistematização do atendimento é feita seguindo os passos da avaliação primária: o CABD. Cada letra corresponde a um sistema, em ordem do que causa morte do paciente mais rapidamente. Objetivo: este trabalho tem como objetivo compreender o conhecimento das pessoas sobre o SBV apoiado na literatura existente utilizando a sequência CABD. Método: revisão integrativa da literatura utilizando os descritores enfermagem, suporte básico de vida, simulação em bases de dados digitais indexadas. Resultados: para a construção do trabalho, utilizaram-se 8 publicações do período de 2016 a 2020, em português. Apesar de poucos trabalhos disponíveis, os textos que compõem este trabalho possibilitaram a identificação dos elementos do processo de conhecimento da equipe de enfermagem sobre SBV, obtendo resultados esperados na pergunta de pesquisa do trabalho em relação ao CABD. Conclusão: a partir dos resultados deste estudo, compreendeu-se que a maior parte das pessoas leigas é treinada por indivíduos que não são totalmente qualificados e que se baseiam em materiais que não são confiáveis e/ou atualizados, o que a leva a não aprender todas as etapas do SBV ou não aprender de forma correta. Também se verificou que as Diretrizes da American Heart Association são utilizadas pelos profissionais de saúde como base de estudo do SBV, no qual o CABD é o mnemônico utilizado para orientar as etapas do atendimento.

 

Palavras-chave: Enfermagem; Suporte Básico de Vida (SBV); Ensino; CABD. 

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

da Silva, N. C. R., dos Santos, B. C., Verçosa, G. P., Lourenço, J. M. da S., Perdigão, L. D. S., Prado, L. M., Soares, R. S., de Oliveira, T. R., & Jardim, D. M. B. (2021). Avaliação da prática de ensino sobre Suporte Básico de Vida (SBV) apoiado na literatura existente com foco na sequência CABD: uma revisão integrativa. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/618