Atitudes dos docentes de educação física frente à inclusão de alunos com deficiência física: uma revisão sistemática
Resumo
O termo “inclusão” se faz presente em nosso cotidiano, especialmente nas escolas, para que isto ocorra é preciso que os docentes tenham atitudes inclusivas. Este estudo teve como objetivo investigar as atitudes dos docentes frente à inclusão de alunos com deficiência física, disponíveis na literatura científica. A amostra foi composta por dez produções científicas, publicadas nos últimos 5 anos, em língua portuguesa, extraídos das bases de pesquisas SciELO e Google Acadêmico. As produções selecionadas continham as palavras-chaves “atitudes”, “Educação Física”, “deficientes físicos”, “vivência”, “experiência” e “ações pedagógicas”, combinadas pelo operador booleano “and”. Para seleção das produções foi realizada a leitura dos títulos e resumo, e aqueles que atendiam o objeto de investigação foram lidos na íntegra. Posteriormente, utilizou-se uma ficha resumo para extração das informações sobre as atitudes, aulas de educação física, vivências dos alunos, experiências dos professores e ações pedagógicas. A análise de conteúdo foi utilizada para agrupamento dos resultados. A Educação Física Escolar deve contribuir para que os alunos experimentem, conheçam e apreciem as diferentes práticas corporais. Para isto, deve propiciar aos alunos deficientes ações inclusivas, que contribuam para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de cada aluno. Assim, é preciso que tenham atitudes positivas, tais como, segurança, adaptações de atividades, o respeito com o aluno, a conscientização e a igualdade, entretanto encontra-se também atitudes negativas, como, a falta de insegurança, recursos didáticos, espaços inadequados e a falta de suporte das escolas para o processo de inclusão. Identificou-se que os docentes buscam estratégias que efetivem a participação dos alunos nas aulas e estimulam suas capacidades por meio de jogos. Observou-se que a consolidação das ações pedagógicas está relacionada à espaços escolares acessíveis e estruturas físicas adaptadas aos alunos deficientes. E, também, à formação dos professores, onde haja vínculo dos princípios teórico-prático, seja em processo de interação ou discussão com outros profissionais, descobrindo novas estratégias pedagógicas para um processo inclusivo no âmbito escolar. Diante do exposto, conclui-se que as atitudes dos docentes para inclusão de alunos com deficiência física precisam ser positivas, proporcionado ao discente à participação em práticas corporais, em conjunto com os demais alunos, por conseguinte, favorecendo o seu desenvolvimento integral e o aprendizado.
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