Relações do perfil psicomotor de noção de corpo com a Educação Física e a aprendizagem: uma revisão de literatura

Autores

  • Marcos Vinicius Guilherme Santos Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFAMINAS. Muriaé – MG, Brasil.
  • Deyliane Aparecida de Almeida Pereira Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFAMINAS. Muriaé – MG, Brasil.

Resumo

É na infância que se tem o ápice do desenvolvimento psicomotor, o qual se desenvolve em vários aspectos e desempenha uma atuação no processo de aprendizagem. O estudo teve como objetivo investigar na literatura científica as relações do perfil psicomotor de noção de corpo com a Educação Física e aprendizagem. A amostra foi composta por artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, em português, e que continham os termos “noção de corpo”, “educação física” e “aprendizagem”. As produções científicas foram extraídas do Portal de Periódicos da CAPES, do SciElo e do Google Acadêmico e foi identificado cinco artigos que atenderam os objetivos desta revisão. Conclui-se que, a Educação Física possui relação com o desenvolvimento do perfil psicomotor de noção de corpo, onde esse perfil exerce influência no processo de aprendizagem, na qual as aulas de Educação Física escolar podem desenvolver atividades através de brincadeiras e jogos lúdicos que trabalhem a capacidade da consciência corporal e prevenir as defasagens psicomotoras. Ressalta-se a importância de realização de novos estudos futuros com essa temática, em razão de haver poucas publicações científicas abordando esse conteúdo.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Perfil Psicomotor; Noção de Corpo; Aprendizagem.

 

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Publicado

16-12-2020

Como Citar

Santos, M. V. G., & Pereira, D. A. de A. (2020). Relações do perfil psicomotor de noção de corpo com a Educação Física e a aprendizagem: uma revisão de literatura. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 15(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/548