Interlocuções em interações colaborativas: uma experiência com alunos do ensino fundamental por meio do aplicativo WhatsApp

Autores

  • Rachel de Salles Freitas dos Santos UENF
  • Nilson Sérgio Peres Stahl UENF

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação traz envolvimento e motivação para os educandos. Nesta pesquisa focalizamos o WhatsApp pela facilidade de acesso e por ser muito popular entre os adolescentes. O objetivo principal do trabalho está na análise das interações colaborativas entre alunos de uma turma do ensino fundamental de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ que, em ambiente virtual discutirão um problema referente a ciências biológicas. A coleta e análise de dados se deram à luz da abordagem qualitativa, por meio da apreciação documental dos registros escritos obtidos nas discussões. Os resultados mostram a identificação de diferentes tipos de interlocução (avaliativa, interpretativa, informativa e negociativa) possibilitando ao professor a criação de estratégias para continuidade do debate. Esse trabalho contribuiu, entre outros aspectos, para que os alunos pudessem compreender que o celular e seus aplicativos, quando bem utilizados, podem ser importantes aliados no processo de ensino aprendizagem e que a construção do conhecimento não está restrito apenas ao ambiente escolar.

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Publicado

29-06-2020

Como Citar

Freitas dos Santos, R. de S., & Stahl, N. S. P. (2020). Interlocuções em interações colaborativas: uma experiência com alunos do ensino fundamental por meio do aplicativo WhatsApp. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 15(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/439

Edição

Seção

Relato de experiência