Fatores que influenciam a adesão ao tratamento de hemodiálise para doença renal crônica
Resumo
Este trabalho identificou os principais fatores que influenciam a adesão ao tratamento de hemodiálise. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, realizado com 30 clientes de uma unidade de hemodiálise da cidade de Muriaé (MG). As principais dificuldades de adesão encontradas são limitação ao lazer (100%), aceitação da doença (90%), interferência profissional (80%), restrição hídrica (76,6%). Constatou-se que o cliente adere ao tratamento para sobreviver, mas muitos não se adaptam.
Palavras-chave: insuficiência renal crônica, hemodiálise, qualidade de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Millena Valdiero MARTINS, Ana Maria Luciano Ligeiro da MATA, Douglas Moreira CAMERINI, Aline Ribeiro MURTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).