Prevalência de infecção urinária e resistência a antimicrobianos em um grupo de gestantes
Resumo
Durante a gravidez, fatores mecânicos e hormonais contribuem para provocar mudanças no trato urinário, tornando-o mais susceptível às formas sintomáticas de infecções. O aparecimento de resistência a antibióticos e outras drogas
antimicrobianas é um dos grandes problemas que a medicina tem enfrentado. Este estudo teve por objetivo verificar a prevalência de bacteriúria em um grupo de gestantes e a resistência microbiana frente a antibióticos. Em 90,62% das gestantes houve crescimento microbiano. A resistência a
algum dos tipos de antimicrobianos estudados foi encontrada em um número significativo das amostras.
Palavras-chave: trato urinário, urocultura, microorganismos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).