As estratégias retóricas utilizadas por Dilma e Serra no primeiro turno do HGPE de 2010
Resumo
O presente artigo analisou de forma qualitativa as estratégias retóricas acionadas pelos dois principais candidatos à Presidência da República em 2010 – Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) – no primeiro turno do HGPE. Averiguou-se como os candidatos construíram suas imagens, quais foram
os principais temas políticos, como se deu a desconstrução dos adversários, e como o discurso político foi adaptdo à lógica da mídia. Tomando como recorte os programas eleitorais do HGPE, o artigo traz uma discussão sobre a interface entre o
campo da política e a instância comunicativa midiática a partir das metodologias de Albuquerque (1999) e Oliveira (2005).
Palavras-chave: eleição 2010, HGPE, estratégias
midiáticas, comunicação, política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Luiz Ademir de OLIVEIRA, Thamiris Franco MARTINS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).