As estratégias retóricas utilizadas por Dilma e Serra no primeiro turno do HGPE de 2010
Resumo
O presente artigo analisou de forma qualitativa as estratégias retóricas acionadas pelos dois principais candidatos à Presidência da República em 2010 – Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) – no primeiro turno do HGPE. Averiguou-se como os candidatos construíram suas imagens, quais foram
os principais temas políticos, como se deu a desconstrução dos adversários, e como o discurso político foi adaptdo à lógica da mídia. Tomando como recorte os programas eleitorais do HGPE, o artigo traz uma discussão sobre a interface entre o
campo da política e a instância comunicativa midiática a partir das metodologias de Albuquerque (1999) e Oliveira (2005).
Palavras-chave: eleição 2010, HGPE, estratégias
midiáticas, comunicação, política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).