Desempenho funcional em crianças com paralisia cerebral
Resumo
Este estudo avaliou o desempenho funcional de pacientes com paralisia cerebral (n=10), provenientes de atendimentos realizados na APAE e Clínica Escola de um município da Zona
da Mata Mineira (MG). Utilizou-se para avaliação da capacidade funcional o Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (PEDI – versão brasileira). Admitiu-se como significante pd”0,05 para todas as variáveis analisadas. Os resultados sugeriram incapacidade relacionada à mobilidade dos
pacientes. O sexo masculino apresentou índices menores em relação ao sexo oposto (p<0,05). As variáveis faixa etária e tipo de paralisia cerebral não apresentaram diferenças significativas entre os diferentes domínios analisados (p>0,05). Os pacientes atendidos na APAE apresentaram pontuação superior aos atendidos na Clínica Escola no domínio função social(p<0,05). Conclui-se que o domínio mobilidade possui as piores pontuações, sendo o sexo masculino o mais afetado, e que exige
maior assistência.
Palavras-chave: paralisia cerebral, desempenho funcional, PEDI.
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Copyright (c) 2016 Marina Fernandes de SOUZA, Rafael Gonzalez de OLIVEIRA, Clarissana Araújo BOTARO, Luciana de Andrade AGOSTINHO, Eustáquio Luiz PAIVA-OLIVEIRA

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