Análise microbiológica de esponjas de poliuretano utilizadas em cozinhas domésticas
Resumo
Foram coletadas 10 esponjas sintéticas de espuma de poliuretano em casas residenciais no município de Muriaé (MG), em uso há mais de 2 semanas. Das 10 esponjas avaliadas, todas estavam contaminadas por coliformes fecais, já no teste para a identificação de Salmonella sp. todas as amostras
apresentaram resultados negativos. A partir dos resultados dos testes realizados pode-se observar a necessidade de melhorias nas condições de higiene das esponjas utilizadas nas cozinhas domésticas e a troca das mesmas por novas com uma frequência
maior.
Palavras-chave: coliformes fecais, esponjas de cozinha, contaminação cruzada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).